Apresentação
O curso superior de tecnologia (CST) em Segurança do Trabalho aborda conceitos fundamentais para uma ampla formação técnica e científica. O objetivo é formar profissionais capazes de atuar na execução e no gerenciamento de projetos na área.
O curso técnico em Segurança do Trabalho é voltado para a atuação no mercado de trabalho. Os alunos são apresentados a conteúdos sobre Regulamentação e Normas, Saúde Ocupacional e Riscos no Trabalho. As disciplinas também abordam a Prevenção e controle de acidentes e impactos nos ecossistemas. Eles são preparados para atuar em instituições públicas ou privadas. A formação prepara profissionais capazes de implantar planos de segurança, realizar diagnósticos de riscos e prestar consultoria na área. Para exercer a função de tecnólogo em Segurança no Trabalho é obrigatório obter registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Objetivo
Formar profissional com habilitação Técnica em Segurança do Trabalho para desempenhar atividades de prevenção a acidentes de trabalho, como forma de salvaguardar a integridade física e psicológica do trabalhador, com capacidade para atuar nos diversos segmentos do mercado, instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e preservação do meio ambiente.
Perfil do Egresso
O Técnico em Segurança do Trabalho, imbuído de visão sistêmica do seu papel em relação ao meio ambiente, saúde e segurança na sociedade, aplicará seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução dos setores produtivos. Ele desenvolverá ações educativas na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), orientará o uso de EPI e EPC, coletará e organizará informações de saúde e de segurança no trabalho. Além disso, irá avaliar e executar diversos programas de prevenção em SST, inclusive o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, bem como, investigar os acidentes de trabalho para estabelecer medidas de prevenção e controle.
Mercado de Trabalho
O Profissional de técnico em segurança do trablho pode atuar em instituições públicas ou privadas. capazes de implantar planos de segurança, realizar diagnósticos de riscos e prestar consultoria na área.
Forma de Ingresso
Matricula conforme documentos e primeira parcela paga:
- Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cópia do RG e do CPF;
- Comprovante de Residência;
- Duas fotos atualizadas.
Metodologia
O fazer pedagógico consiste no processo de construção e reconstrução da aprendizagem em que professores e alunos são protagonistas do conhecer e do aprender, pois em interação e colaboração buscam a ressignificação do conhecimento, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa, interdisciplinar e contextualizada.
Nesta abordagem, o papel dos educadores é fundamental para consolidar um processo participativo em que o aluno possa desempenhar papel ativo de construtor do seu próprio conhecimento, com a mediação do professor. O que pode ocorrer através do desenvolvimento de atividades integradoras como: debates, reflexões, seminários, momentos de convivência, palestras e trabalhos coletivos.
Carga Horária Total do Curso
1.200 horas
Nível:
Técnico
Modalidade:
Presencial
Duração:
18 meses, organizado em três semestres, a duração total do curso dependerá da disponibilidade do aluno em concluir os estágios no tempo previsto.
Atos Legais:
Portaria nº 379, de 16 de junho DE 2020
Tipos de Certificação:
O curso é certificado pelo Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciado pela Portaria MEC nº 2.084, de 01 de dezembro de 2023, publicada 04 de dezembro de 2023, Seção 1, pág. 85, DOU 229,
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado técnico.
Bianca Christofoli Freitas Queiroz
ENGENHEIRA CIVIL pela Universidade Paulista – UNIP (2015). E ENGENHEIRA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, pela FAED (2016). Especialista em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, pela UCAM (2017), e Mestre em DESENVOLVIMENTO REGIONAL, pela UNIALFA-GO (2019). Atualmente atua como Coordenadora dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, além de docente nos cursos de Engenharia da FAI – Faculdade de Iporá. Atuou também como docente do curso de Técnico em Segurança do Trabalho na Instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e no Programa Pronatec do Estado de Goiás, e no Instituto Federal Goiano. Ministra cursos de Treinamento na área de Segurança do Trabalho para Empresas. Além de Ampla experiência como Projetista na região Centro-Oeste Goiano.