Apresentação
O Curso Técnico em Cuidador de Idosos, tem como objetivo geral contribuir com a formação de pessoas para atuar como cuidadores de idosos, no que concerne aos cuidados com a higiene, ao conforto e à alimentação, observando possíveis alterações no estado geral, ao zelo pela integridade física, aos procedimentos com primeiros socorros, bem como à promoção de atividades de entretenimento voltadas para o idoso em hospitais, casas de repouso, clubes da terceira idade e acompanhamento domiciliar.
Objetivo
Contribuir com a formação de pessoas para atuar como cuidadores de idosos, no que concerne aos cuidados com a higiene, ao conforto e à alimentação, observando possíveis alterações no estado geral, ao zelo pela integridade física, aos procedimentos com primeiros socorros, bem como à promoção de atividades de entretenimento voltadas para o idoso em hospitais, casas de repouso, clubes da terceira idade e acompanhamento domiciliar.
Perfil do Egresso
O egresso do curso de Cuidado de Idosos deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:
Cuidar da higiene pessoal do idoso e do ambiente, considerando princípios de saúde e segurança;
Acompanhar e apoiar o idoso em suas atividades diárias, identificando interesses e preferências, propondo atividades de lazer e integração social que respeitem sua individualidade e privacidade, incentivem sua autoestima e independência e promovam sua saúde e bem-estar pessoal;
Zelar pela alimentação do idoso, visando à promoção de sua saúde;
Identificar sinais de alerta que demandem providências médicas ou psicológicas, acionando-as ou informando-as aos responsáveis, quando necessário. Além das habilidades específicas da qualificação profissional, estes estudantes devem estar aptos a:
Adotar atitude ética no trabalho e no convívio social, compreendendo os processos de socialização humana em âmbito coletivo e percebendo-se como agente social que intervém na realidade;
Saber trabalhar em equipe;
Ter iniciativa, criatividade e responsabilidade.
Ter capacidade de atuar na área de Geriatria em Clínicas, Instituições de longa permanência ou como autônomo em residências.
Ser capaz de trabalhar com iniciativa, criatividade e sociabilidade;
Ter autonomia para buscar novos conhecimentos pertinentes à área de Cuidador de Idosos;
Utilizar a flexibilidade para solucionar os problemas encontrados no exercício profissional.
Mercado de Trabalho
O Profissional Técnico em Cuidado de Idosos poderá atuar em Serviços na área de Geriatria em Clínicas, hospitais, Instituições de longa permanência ou como autônomo em residências.
Forma de Ingresso
Matricula conforme documentos e primeira parcela paga:
- Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cópia do RG e do CPF;
- Comprovante de Residência;
- Duas fotos atualizadas.
Metodologia
O fazer pedagógico consiste no processo de construção e reconstrução da aprendizagem em que professores e alunos são protagonistas do conhecer e do aprender, pois em interação e colaboração buscam a ressignificação do conhecimento, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa, interdisciplinar e contextualizada. Nesta abordagem, o papel dos educadores é fundamental para consolidar um processo participativo em que o aluno possa desempenhar papel ativo de construtor do seu próprio conhecimento, com a mediação do professor. O que pode ocorrer através do desenvolvimento de atividades integradoras como: debates, reflexões, seminários, momentos de convivência, palestras e trabalhos coletivos.
Carga Horária Total do Curso
1.620 horas
Nível:
Técnico
Modalidade:
Presencial
Duração:
18 meses, organizado em três semestres, a duração total do curso dependerá da disponibilidade do aluno em concluir os estágios no tempo previsto.
Atos Legais:
Resolução CEE/CEP nº 40, de 25 de março de 2021
Tipos de Certificação:
O curso é certificado pelo Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciado pela Portaria MEC nº 2.084, de 01 de dezembro de 2023, publicada 04 de dezembro de 2023, Seção 1, pág. 85, DOU 229,
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado técnico.
Francielle Moreira Rodrigues
Possui Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Rio Verde (2009), Licenciatura em Pedagogia (FASAMAR), Licenciatura em Letras (FACEL), Licenciatura em Biologia (FIAVEC), Especialização em Saúde da Família (UFG), Especialização em UTI (PUC), Pós graduação em Docência (Senac), Pós graduação em Urgência e Emergência (Instituto Líbano) Pós graduação em Coordenação Pedagógica (Instituto Líbano), Pós graduação em Tutoria EAD (Faculdade Serra Geral) e MBA em Gestão Ambiental (Faculdade Serra Geral) Pós graduação em Auditoria em Serviços de Saúde (Instituto Líbano), Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC (2014) e Doutoranda em Saúde, Movimento humano e Reabilitação (Unievangélica). Experiência clínica como supervisora de enfermagem e presidente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e auditoria em saúde no Hospital Evangélico de Iporá, experiência profissional como instrutora horista e supervisora de estágio – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Atualmente atua Gerente Acadêmica do Departamento de Ciências da Saúde e coordenadora da Escola de Enfermagem – Nível Técnico e Superior do Centro Universitário de Iporá – UnIporá. Voluntária e membro do Núcleo de Iniciação Científica, conteudista, tutora EAD e docente na Pós Graduação – UnIporá e Membro titular da Comissão de Integração de Ensino – Serviço CIES da Região Oeste I.