Apresentação
O curso é ofertado na modalidade Hibrida: aulas teóricas a distância em uma plataforma AVA com videoaulas e aulas práticas presenciais nos laboratórios da instituição.
Os estágios serão realizados ao longo do curso, desde o primeiro ano. ao longo dos semestres, o técnico em agroecologia deve estar apto a implantar sistemas de produção agropecuária, agroextrativista e sistemas orgânicos de produção, desenvolvendo ações de conservação do solo e da água, de conservação e armazenamento de matérias-primas.
Objetivo
Desenvolver um processo formativo que garanta aos educandos uma sólida formação humana, multidimensional, que lhes possibilite uma inserção plena enquanto cidadãos solidários e críticos, uma formação profissional como técnicos em Agroecologia que os qualifique para implantar sistemas de produção agropecuária, agroextrativista e sistemas orgânicos de produção, desenvolvendo ações de conservação do solo e da água, de conservação e armazenamento de matérias-primas, de processamento e de industrialização de produtos agroecológicos, no desenvolvimento e operação de máquinas e equipamentos agrícolas adequados à produção agroecológica, buscando garantir o processo de sucessão familiar e fortalecimento organizacional da agricultura familiar e atuação na construção do projeto político da agricultura familiar orientador do processo de desenvolvimento sustentável e solidário.
Perfil do Egresso
O Técnico em Agroecologia deverá ser um profissional com formação generalista, técnico-científica, com visão crítica e reflexiva. Deverá ser capaz de se adaptar, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações e propor a resolução de problemas, considerando seus aspectos ambientais, tecnológicos, políticos, econômicos, sociais e culturais.
Deverá ter condições de reconhecer as especificidades regionais e locais, relacionadas à sua área de atuação, contextualizá-las e correlacioná-las à realidade nacional e mundial da produção sustentável de alimentos, atuando como agente de mudança na gerência de sistemas agroecológicos produtivos, de forma inovadora e pautada nos princípios da ciência agroecológica e da ética profissional.
Mercado de Trabalho
O profissional Técnico em Agroecologia formado pela FAI – Faculdade de Iporá, poderão atuar em Propriedades Rurais, Empresas Comerciais Agropecuárias, Estabelecimentos Agroindustriais, Empresas de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa, Parques e Reservas Naturais, Cooperativas e Associações Rurais, Empresas de Certificação Agroecológica e Empresas de Certificação Orgânica.
Forma de Ingresso
Matricula conforme documentos e primeira parcela paga:
- Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cópia do RG e do CPF;
- Comprovante de Residência;
- Duas fotos atualizadas.
Metodologia
Aulas teóricas 100% on-line, sendo necessário que o aluno tenha acesso a um computador tradicional, notebook ou equipamento similar que possua conexão com a internet e webcam.
O aluno estudará pelo portal AVA – (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sendo disponibilizados materiais acadêmicos como: videoaulas, apostilas, artigos, biblioteca digital. Ao final do módulo o aluno realizará avaliações de forma presencial.
As provas serão presenciais.
Os estágios serão presenciais.
No ambiente virtual o(a) aluno(a) terá disponível o atendimento para solicitação de serviços como: requerimento de declarações, histórico, estágio, matriz curricular e outras solicitações em geral, todos por abertura de chamados devidamente protocolados. As dúvidas pertinentes às unidades curriculares estudadas durante o semestre, o(a) aluno(a) deverá comunicar diretamente à tutoria, que a instituição colocará a disposição, por meio do canal de dúvidas no ambiente de estudo virtual.
Carga Horária Total do Curso
1.200 horas
Nível: Técnico
Modalidade: EaD
Duração: 18 meses, organizado em três semestres, a duração total do curso dependerá da disponibilidade do aluno em concluir os estágios no tempo previsto.
Atos Legais:
Portaria nº 606, de 13 de outubro de 2016
Tipos de Certificação:
O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado técnico.
Vilma Maria Soares
Possui graduação em Geografia pela FECLIP/UEG (1993), e em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013). Atualmente é Coordenadora adjunta do curso de Pedagogia na Faculdade de Iporá- FAI.