PSICOLOGIA

Apresentação

O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

O curso visa propiciar aos egressos conceitos técnico-científicos na área da Psicologia, englobando as diversas abordagens teóricas proporcionando um conhecimento mais amplo permitindo maior liberdade e segurança aos futuros profissionais para lidar com o ser humano, um ser social completo e complexo.

Objetivo

Formar um profissional capaz de reconhecer a diversidade da Psicologia e sua inserção no campo geral do conhecimento como processo em transformação permanente, comprometendo-se de forma crítica com a construção da Psicologia a partir de sua atuação em diferentes contextos, orientando-se pelos princípios éticos e políticos da profissão, utilizando e avaliando as possibilidades de intervenção profissional de acordo com as necessidades sociais e a promoção da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades de Iporá e região.

Perfil do Egresso

Formar um profissional que atua nas expressões da questão da saúde psíquica, formulando e implementando propostas de intervenção, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos discentes de psicologia na saúde e no mercado de trabalho. Este profissional terá uma visão com ênfase, conforme estipulado no currículo da IES e nas necessidades regionais, em Psicologia Clínica, Educacional e Organizacional.

  • Criticidade: capacidade de analisar as relações humanas nas quais se insere seu fazer profissional de modo a decodificar sua historicidade e contradições;
  • Competência teórica: ter amplo conhecimento das ciências humanas, das vertentes filosóficas contemporâneas e da saúde psíquica;
  • Competência política: saber posicionar-se profissional e politicamente nos espaços socioinstitucionais;
  • Competência técnica: saber fazer com eficiência mediante amplo conhecimento dos instrumentos, técnicas e práticas profissionais;
  • Compromisso social: com as transformações da sociedade e com a emancipação humana.

Mercado de Trabalho

Verifica-se que o psicólogo pode trabalhar nas diversas áreas de atuação existentes de acordo com a especificidade de cada área de atuação, levando em consideração também o local em que o mesmo irá exercer sua profissão, ou seja, existe uma descrição de atividades específica para o psicólogo que trabalha em uma escola, ou em uma empresa, ou no consultório clínico, ou na assistência social, etc.

Formas de Ingresso

Vestibular

ENEM

Portador de diploma

Transferência interna ou externa

Metodologia

A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.

Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.

Carga Horária Total do Curso

4.010 horas

Nível:

Superior

Modalidade:

Presencial

Duração:

05 anos

Portaria de Autorização:

Portaria Nº 605, de 13 de outubro de 2016

Tipos de Certificação:

O curso é certificado pelo Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.

Dyullia Moreira

 

 

 

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Mestranda na mesma área pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Neuropsicologia e pós graduanda em Docência Universitária pela Faculdade Anhanguera. Também cursando especialização em Clínica Histórico Cultural pelo NPHC. Psicóloga e pesquisadora, atualmente é Coordenadora de Psicologia no Centro Universitário de Iporá.

Galeria de Fotos

O mês de agosto é marcado pela mobilização nacional pelo enfrentamento à violência contra mulheres, buscando dar visibilidade ao tema, divulgar os direitos das mulheres em situação de violência, bem como os serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia (Ministério das Mulheres, 2024). A cor lilás, escolhida para a campanha, representa a luta feminina por seus direitos e o combate à violência.

Os estagiários de Psicologia, sob supervisão, realizaram uma palestra no auditório da UNIPORÁ, no dia 26/08/2024, sobre o tema. A apresentação começou com uma encenação de frases geralmente usadas por agressores de violência doméstica e familiar contra mulheres, simbolizando o rompimento dessa situação ao som das canções Maria da Vila Matilde, de Elza Soares, e Pra todas as mulheres, de Mariana Nolasco.

A palestra abordou a violência contra a mulher, o ciclo da violência, e destacou os tipos de violência definidos no Art. 7º da Lei Maria da Penha:

  1. Violência física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.
  2. Violência psicológica: qualquer ação que cause dano emocional, diminua a autoestima, ou vise controlar as ações, crenças, e decisões da mulher por meio de ameaça, humilhação, vigilância, perseguição, insulto, chantagem, entre outras formas.
  3. Violência sexual: condutas que envolvem coação para participação em atos sexuais indesejados, forçando a mulher ao matrimônio, gravidez, aborto, ou prostituição.
  4. Violência patrimonial: retenção ou destruição de objetos, documentos, valores, ou recursos financeiros da mulher.
  5. Violência moral: condutas de calúnia, difamação, ou injúria.

Os palestrantes também apresentaram dados sobre a violência contra mulheres no Brasil e em Iporá. Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, 1.467 mulheres foram vítimas de feminicídio. Houve um aumento de 9,8% nas agressões decorrentes de violência doméstica, totalizando 258.941 casos. Houve também alta nas tentativas de feminicídio (7,2%, com 2.797 vítimas) e homicídios contra mulheres (8.372 casos, aumento de 9,2%), além de registros de ameaças (16,5%), perseguição/stalking (34,5%), violência psicológica (33,8%), e estupro (6,5%). Em Iporá, no primeiro semestre de 2024, foram registradas 217 ocorrências, 75 acompanhamentos de medidas protetivas, e 145 boletins de ocorrência.

A palestra também destacou órgãos especializados, como o CREAS e a DEAM, além dos benefícios e políticas sociais acessíveis às vítimas. Ao final, foram entregues folhetins informativos e brindes às mulheres presentes.

O Janeiro Branco é uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Pensando nisso, o curso de Psicologia desenvolveu uma palestra na primeira semana de aula, abordando a saúde mental no contexto acadêmico. No ensino superior, há muitas cobranças, expectativas e frustrações relacionadas à escolha profissional, colegas de turma e demais envolvidos no processo, muitas vezes também associadas à dificuldade de lidar com o início da vida adulta.

A palestra foi desenvolvida pelas psicólogas Nathália Alves e Eva Cássia.

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. O Maio Laranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade a este assunto. Segundo os dados da Campanha Maio Laranja, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos casos cheguem a ser denunciados às autoridades. Ou seja, esses números na verdade são muito maiores.

Portanto, é necessário realizar campanhas de conscientização sobre a exploração sexual infantil e, principalmente, sobre as formas de identificar e denunciar. Pensando nisso, os estagiários de psicologia, sob orientação de suas supervisoras, foram até o Colégio Militar de Iporá ministrar uma palestra sobre o tema. A palestra abordou a definição de violência sexual, os sinais de alerta, formas de denunciar e como prevenir.

A violência sexual é um ato sexual indesejado ou uma tentativa de ato sexual indesejado. E quando falamos de violência sexual, não se resume ao sexo em si, mas a todo o contexto. Isso inclui comentários, contatos ou interações sexuais indesejadas, como tocar alguma parte do corpo, mesmo na forma de “brincadeiras”.

Segundo a lei, existem diferentes tipos de violência sexual, incluindo:

  1. Estupro (Art. 213 CP): Envolve penetração sexual não consensual, seja vaginal, anal ou oral.
  2. Assédio sexual (Art. 216-A CP): Compreende avanços sexuais indesejados, comentários, gestos ou toques invasivos.
  3. Abuso sexual infantil (Art. 217-A CP): Inclui qualquer forma de exploração sexual de uma criança por um adulto ou adolescente.
  4. Exploração sexual (Art. 228 e 229 do CP e 218-B no caso de exploração sexual infantil): Refere-se à utilização da sexualidade de uma pessoa para benefício pessoal ou financeiro, muitas vezes através da pornografia ou prostituição forçada.
  5. Agressão sexual (Art. 215-A CP): Qualquer ato sexual não consensual que não envolva penetração.

A lei parte do princípio que a prática de atos sexuais por crianças e jovens com menos de 14 anos (Art. 217-A – Estupro de vulnerável) é sempre prejudicial ao seu desenvolvimento. Logo, mesmo que a criança ou jovem com menos de 14 anos tenha dito que deseja ter um determinado contato de natureza sexual (mesmo que aparentemente o faça de livre vontade), a pessoa com quem a criança ou jovem tem esse contato está praticando um crime (Súmula 593 do STJ).

Como denunciar? Em caso de flagrante ou se a situação de violência estiver ocorrendo naquele momento, telefone para o número 190. Para denunciar anonimamente a violência, telefone para 181. Também podemos recorrer a alguma rede de apoio confiável e que poderá acolher e tomar as providências necessárias, como unidades de saúde ou algum adulto de confiança.

Quais os sinais que a criança ou adolescente emite quando estão vivenciando a violência? Crianças e adolescentes podem exibir uma variedade de sinais quando estão vivenciando violência sexual. Alguns desses sinais incluem:

  1. Mudanças no comportamento;
  2. Pesadelos ou dificuldades para dormir;
  3. Mudanças no desempenho escolar;
  4. Comportamento sexual inapropriado para a idade;
  5. Lesões físicas inexplicadas;
  6. Problemas de saúde mental;
  7. Evitar determinadas pessoas ou lugares;
  8. Expressar medos ou preocupações.

Quais formas de prevenção? Existem várias maneiras de prevenir a violência sexual. Aqui estão cinco delas:

  1. Educação e conscientização;
  2. Promoção de ambientes seguros;
  3. Fortalecimento da autoestima e autoconfiança;
  4. Supervisão e monitoramento;
  5. Intervenção precoce e apoio às vítimas.

Essas medidas, quando combinadas, podem ajudar a prevenir a violência sexual e criar comunidades mais seguras e saudáveis.

No dia 10 de junho de 2024, aconteceu nas dependências da UNIPORÁ o I Encontro de Pais e Cuidadores de Crianças Atípicas da instituição. O evento teve por objetivo voltar o olhar e cuidados para quem está sempre zelando por suas crianças atípicas, pois quem cuida também precisa de cuidado. O evento foi uma soma de várias forças e resultado de uma parceria realizada entre a Secretaria de Educação do Município e os cursos do Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ.

Tudo começou com o olhar cuidadoso da Professora e Psicóloga Eva Cássia, que idealizou e encabeçou o evento, com o intuito de ter um momento de bem-estar para as mães atípicas, que raras vezes praticam o autocuidado, por falta de tempo e apoio. Dessa ideia surgiu o interesse de juntar o projeto dos estagiários do curso de Psicologia, que estão inseridos nas escolas municipais com a educação inclusiva, o qual buscava destacar a importância do diagnóstico e tratamento adequado em casos de transtornos e como este não é um fator estagnante. A partir disso, foram pensadas outras parcerias que pudessem somar ao evento.

A UNIPORÁ conta com muitos cursos e a união deles, de forma multidisciplinar, faz toda a diferença, especialmente quando envolve o cuidado de pessoas. O curso de Administração auxiliou na organização do evento, na disposição da estrutura e montagem do cerimonial. O curso de Estética, representado pela coordenadora Francielle Moreira, ficou à disposição para corte de cabelo e massagem relaxante para os pais e cuidadores presentes no evento. Já o curso de Direito, sob orientação do coordenador Pablo e da professora Bruna, destinou um momento para sanar dúvidas e dar orientações aos pais pertinentes aos direitos e benefícios que a criança atípica pode acessar. A Pedagogia, juntamente com a Psicologia, coordenados pela professora Vilma e professora Dyullia, respectivamente, ficaram responsáveis pelas crianças, para que assim os pais pudessem aproveitar o evento mais tranquilamente. Assim, além da fiscalização nos brinquedos infláveis e pula-pula, os alunos ainda fizeram uma contação de histórias, bem como elaboraram outras atividades dirigidas e brincadeiras.

A parceria com a Secretaria de Educação de Iporá foi de suma importância para o sucesso do evento, uma vez que ela entrou em ação e não mediu esforços para auxiliar na realização do “I Encontro de Pais e Cuidadores de Crianças Atípicas”. A equipe desta secretaria, sob orientação do secretário João Lara, da Psicóloga Gabriela e da Pedagoga Ana Paula, ofertou para o evento os brinquedos infláveis e pula-pula, além do aluguel dos carrinhos de pipoca e algodão doce. Também ofereceram cachorro-quente, para que nossas crianças ficassem entretidas e bem alimentadas durante o evento de pais e cuidadores. Foram eles também que auxiliaram com os minicursos, sendo pensados com especial carinho para as demandas dessas famílias em reuniões entre os coordenadores do AEE e as professoras de Psicologia da UNIPORÁ, Eva Cássia e Dyullia. Assim, visando capacitar os pais e cuidadores para uma renda extra, foram realizadas: uma oficina de corte de cabelo masculino e barba, oficina de velas aromáticas, oficina de automaquiagem, oficina de laços e a oficina de bolo no pote.

O evento contou ainda com um momento inicial de descontração com a contação de histórias da Helismar Alcântara e seu baúzinho mágico. Logo após, tivemos uma palestra sobre a importância de se autocuidar com as professoras Francielle Moreira e Zilta, destacando ainda os exames regulares que devem ser feitos e a necessidade de procurar ajuda profissional caso perceba alguma desordem na saúde, garantindo assim o bem-estar físico e psicológico. Houve ainda um momento super especial com uma fala e reflexão de Lívia Cristina e sua filhinha Mariana, que são duas pessoas autistas, para destacarem a importância do diagnóstico e o tratamento adequado para que se possa haver os direcionamentos e adaptações necessárias e, principalmente, se conhecer, garantindo uma vida com qualidade. Com isso, os demais pais conseguiram perceber que o diagnóstico não é um fator limitante na vida do filho, mas sim um aliado.

O evento foi pioneiro nessa temática na cidade de Iporá, dando foco para o cuidado dos pais e cuidadores, mas sem esquecer de se dedicar às nossas crianças atípicas. A parceria e união de todos fez com que tudo ficasse mais especial ainda, sendo o evento muito elogiado pelos participantes, que já esperam pelos próximos!

De 25 a 28 de março, aconteceu no auditório da UNIPORÁ a I Semana de Psicologia da instituição. O evento teve por objetivo a difusão de conhecimentos na área e o compartilhamento de experiências extra classe. Nesta I Semana de Psicologia, os temas foram voltados para as principais áreas que ajudaram a ciência psicológica a se solidificar enquanto profissão.

Dessa forma, contamos com a parceria do Instituto Dalmass, que trouxe para a abertura do evento Shouzo Abe, especialista em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica, para falar sobre o tema “Avaliação Psicológica em casos de Transtorno de Personalidade Antissocial”, o qual ele tem mais do que competência para abordar. Além disso, a Dalmass realizou o sorteio de três kits do instituto e uma pós-graduação em Psicologia Jurídica totalmente gratuita para nossos alunos.

Já no dia 26, foi realizada uma roda de conversa sobre psicologia escolar, com o tema “Aprender para (a)colher: os desafios e potencialidades da atuação em equipe na educação inclusiva”, que teve como convidadas a pedagoga Ana Paula Ferreira e a psicóloga Gabriela Araújo, ambas efetivas na Secretaria de Educação da cidade de Iporá e com bastante bagagem na atuação em rede e necessidades específicas em educação.

No dia 27, foi a vez de uma discussão em psicologia hospitalar, na qual foi abordado “O papel do Psicólogo nos cuidados paliativos”, tema que gerou bastante reflexão nos participantes. Os responsáveis por levantar essa pauta importantíssima dentro da psicologia foram o psicólogo Públio Ribeiro Bianchini, professor da UNIPORÁ, e a nutricionista Rayssa Mayara, dois profissionais gabaritados na área e que possuem experiência na rede de saúde do município. Para encerrar a semana com chave de ouro, tivemos a oportunidade de ouvir as psicólogas Katia Felipe e Gabriela Cunha, que abordaram a área de psicologia organizacional, com foco na “Saúde Laboral – um braço da saúde global”, com excelente explanação e compartilhamento de experiências nesse importante lócus de inserção da psicologia e no necessário papel do psicólogo nas organizações.

O evento de Psicologia contou com a presença da direção da UNIPORÁ na abertura, ressaltando a importância da psicologia na sociedade e a relevância de termos uma faculdade que ofereça o curso na cidade. Também foi destacado o compromisso e capacitação dos professores de Psicologia da Instituição, os quais receberam um mimo como agradecimento. Os cumprimentos foram estendidos a toda equipe de servidores que possibilitaram a realização do evento.

Vale ressaltar que a organização do evento, apesar de supervisionada pela coordenação, foi responsabilidade dos próprios alunos, destacando assim o empenho dos mesmos na construção de debates extraclasses sobre a área. Tudo foi realizado com muito carinho, o que refletiu na participação massiva dos estudantes durante toda a Semana de Psicologia, que contou com mais de 100 inscritos.

Ademais, contamos com diversos apoiadores do evento que realizaram doações de materiais, como os painéis usados na decoração pela ArtGesso, que passaram por intervenção artística de nosso aluno Antônio Mendes, bem como a doação de descartáveis pela DMix, um fardo de refrigerante pelo Borjão Hipermercado e um bolo pela Caseirinhos JA. Também houveram doações de brindes usados nos sorteios durante todo o evento pelas empresas: Zilda Arte e Moda, Mir Cosméticos & Perfumes, Lin.daJu, Ingreth Tavares, Liandra Andrade, Isabela Peixoto, Papelaria Santa Lúcia, Eliane Moda Íntima, DLima Lingerie, Droga Shop, Ultra Popular, Lince Toyota, WordNet, Brother’s Academia e da Terapeuta Lívia Santos, além de outros ofertados por alunos e professores.

Galeria Completa


 

Entre os dias 21 e 23, o Centro Universitário de Iporá (UNIPORÁ) recebeu a ilustre presença dos Conselheiros do CRP-09, com o projeto de interiorização “O CRP VAI ATÉ VOCÊ”.

Na ocasião, tivemos no dia 21/08 a palestra de abertura do evento, com o tema “Formei, e agora? – Reflexões sobre a atuação ética de profissionais da Psicologia”, ministrada pela psicóloga Renata Costa Teixeira, Gerente Técnica do CRP-09. O objetivo foi abordar as Resoluções e Notas Técnicas referentes ao exercício profissional, tais como o Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o), documentos escritos, prontuário, laicidade da psicologia, redes sociais e publicidade, processos éticos e penalidades, atendimento presencial e online, dentre outros temas importantes para um exercício profissional ético e competente. Além disso, os participantes ainda tiveram acesso a orientações sobre como requerer o registro profissional, com a Assistente Administrativa do Setor de Registro do CRP-09, Larissa Borges, e orientações contábeis para o exercício legal da psicologia, com Marcos Paulo, assessor contábil do CRP-09.

No dia 22/08, logo pela manhã, aconteceu a ação de mobilização para o 12º COREPSI, com rodas de conversas e elaboração de propostas. Também houve a palestra “Reflexões sobre a atuação ética de profissionais de Psicologia” com a psicóloga Dr. Eliane Pelles. Já à noite, tivemos as palestras “Diretrizes e deveres para o exercício de psicoterapia” com a psicóloga Renata Teixeira e “Reflexões sobre o Censo da Psicologia Brasileira” com a psicóloga Regina Magna. Posteriormente, aconteceu a palestra com o tema “Conduta ética da psicóloga diante de situações de violência e suicídio”, ministrada por Renata Costa e Bruna Aquino.

Finalizando, no dia 23/08, no período matutino, houve uma mesa redonda sobre “A ética e a atuação profissional nas políticas públicas e em comunidades terapêuticas”, com os psicólogos Regina Magna, Ana Flávia Vieira e Marco Aurélio Lima. Após, ainda tivemos uma palestra com o tema “Atuação profissional do psicólogo no contexto da pessoa idosa”, com Marli Bueno e Girlene Moura.

A ação de interiorização também realizou a coleta de dados biométricos de psicólogas(os) de Iporá e municípios da região. Ademais, ainda contou com um plantão de dúvidas e orientações.

Os discentes de Psicologia foram bem assíduos durante o evento, do qual tivemos excelentes feedbacks. Psicólogos da região também frequentaram o evento, gerando um saldo positivo.

Do dia 07 ao 10 de maio de 2024, aconteceu a XI Semana de Cursos da UNIPORÁ. No primeiro dia do evento, houveram dois painéis da psicologia, no formato de Talk Show: 1) Guia da clínica psicológica: Como montar a sua, com as psicólogas da clínica UniSoares, Daniela Soares, Isabella Evangelista e Jaquelinne Ferreira; 2) Atendimento Psicológico Online: Tudo o que você precisa saber, com a psicóloga Eliza Brazil. Posteriormente, a professora Dyullia deu orientações aos alunos sobre publicidade e marketing nas redes sociais segundo as normas éticas e técnicas da Psicologia.

No dia 08, foi feito um brainstorm sobre o curso de psicologia, para o qual cada professor ficou responsável por uma turma e elaborou um relatório. Com a atividade, pretende-se trazer melhorias para o curso.

Na quinta-feira, todos os alunos da instituição e demais participantes se reuniram no auditório da UNIPORÁ para acompanhar uma Oficina de Profissões, na qual cada curso ficou responsável por elaborar uma apresentação que representasse sua área profissional. Os alunos de psicologia fizeram um teatro de sombras lindíssimo, simulando um atendimento psicoterápico.

Já na sexta-feira, foram realizados alguns minicursos. Para os alunos de psicologia, havia três opções: 1) “Psicologia da saúde: uma introdução”, com o psicólogo Públio Bianchini; 2) “O brincar como ferramenta de avaliação e intervenção no atendimento infantil na clínica analítico-comportamental”, com a psicóloga Anna Christina; e 3) “Abuso sexual: intervenção no contexto social e cultural”, com a psicóloga Janaine Bueno.

A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico utilizado como reabilitação para pessoas com deficiências ou necessidades específicas e em alguns transtornos mentais, como o TEA.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico, tendo como base os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do animal. Durante as sessões de equoterapia há a integração sensorial e correspondente envio dos estímulos ao sistema nervoso central, contribuindo para sua reorganização, trazendo benefícios cognitivos. Desenvolve ainda o tônus muscular, a postura e o relaxamento, auxilia na coordenação motora e equilíbrio com a consequente conscientização do corpo. Além disso, proporciona interação entre o paciente e o cavalo e com a equipe, contribuindo com novas formas de socialização, bem como desenvolve a autoconfiança e autoestima.

A equoterapia traz, então, muitos benefícios aos praticantes para o desenvolvimento psíquico, sendo ainda um lócus importante de inserção do profissional de psicologia. Nesse sentido, foi feita uma visita técnica ao Centro de Equoterapia João Lucas, de Jussara, com os alunos do 7º período de Psicologia, que estavam trabalhando a inclusão dentro do estágio básico.

A visita aconteceu dia 12 de junho de 2024. Na ocasião, os alunos puderam conhecer o espaço de equoterapia e as modalidades existentes, sendo explicitado também todos os princípios e benefícios que a equoterapia tem. Além de acompanhar os atendimentos que aconteceram no dia, os alunos puderam também participar das sessões e vivenciarem na prática essa modalidade terapêutica.

Foi realizado no dia 26 de março de 2024, às 07h:30m na Escola Municipal Vereador Antônio Laurindo, situada na Rua Tupã, setor: Aguas Claras, Iporá – GO.
O projeto: De Encontro a Páscoa foi desenvolvido de maneira interdisciplinar pelos acadêmicos do 1º, 2º, 4º, 5º, 6º e 7º períodos de Pedagogia, 1°, 2°, 3°, 4° e 5° períodos do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 7º período de Psicologia, 4°, 5° e 7° período de Ciências Contábeis.

No dia 10 de Junho de 2024 aconteceu nas dependências da UNIPORÁ I Encontro de Pais e Cuidadores de Crianças Atípicas da instituição. O evento teve por objetivo voltar o olhar e cuidados para quem está sempre zelando por suas crianças atípicas, pois quem cuida também precisa de cuidado. O evento foi uma soma de várias forças e resultado de uma parceria realizada entre a Secretaria de Educação do Município e os cursos do Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ.

 Tudo começou com o olhar cuidadoso da Professora e Psicóloga Eva Cássia, que idealizou e encabeçou o evento, com o intuito de ter um momento de bem estar para as mães atípicas, que raras vezes praticam o autocuidado, por falta de tempo e apoio. Dessa ideia surgiu o interesse de juntar o projeto dos estagiários do curso de Psicologia, que estão inseridos nas escolas municipais com a educação inclusiva, o qual buscava destacar a importância do diagnóstico e tratamento adequado em casos de transtornos e como este não é um fator estagnante. A partir disso, foram pensadas outras parcerias que pudessem somar ao evento.

A UNIPORÁ conta com muitos cursos e a união deles, de forma multidisciplinar, faz toda a diferença, especialmente quando envolve o cuidado de pessoas. O curso de Administração auxiliou na organização do evento, na disposição da estrutura e montagem do cerimonial. O curso de Estética, representado pela coordenadora Francielle Moreira, ficou à disposição para corte de cabelo e massagem relaxante para os pais e cuidadores presentes no evento. Já o curso de Direito, sob orientação do coordenador Pablo e da professora Bruna, destinaram um momento para sanar dúvidas e dar orientações aos pais pertinentes aos direitos e benefícios que a criança atípica pode acessar. A pedagogia, juntamente com a Psicologia, coordenados pela professora Vilma e professora Dyullia, respectivamente, ficaram responsáveis pelas crianças, para que assim, os pais pudessem aproveitar o evento mais tranquilamente, assim, além da fiscalização nos brinquedos infláveis e pula-pula, os alunos ainda fizeram uma contação de histórias, bem como elaboraram outras atividades dirigidas e brincadeiras.

A parceria com a Secretaria de Educação de Iporá foi de suma importância para o sucesso do evento, uma vez que ela entrou em ação e não mediu esforços para auxiliar na realização do “I Encontro de Pais e Cuidadores de Crianças Atípicas”. A equipe desta secretaria, sob orientação do secretário João Lara, a Psicóloga Gabriela e a Pedagoga Ana Paula, ofertou para o evento os brinquedos infláveis e pula-pula, além do aluguel dos carrinhos de pipoca e algodão doce, bem como, ainda ofereceram cachorro-quente, para que nossas crianças ficassem entretidas e bem alimentadas durante o evento de pais e cuidadores. Foram eles também que auxiliaram com os minicursos, sendo pensados com especial carinho para as demandas dessas famílias em reuniões entre os coordenadores do AEE e as professoras de Psicologia da UNIPORÁ, Eva Cássia e Dyullia. Assim, visando capacitar os pais e cuidadores para uma renda extra foram realizadas: uma oficina de corte de cabelo masculino e barba, oficina de velas aromáticas, oficina de automaquiagem, oficina de laços e a oficina de bolo no pote.

O evento contou ainda com um momento inicial de descontração com a contação de histórias da Helismar Alcantara e seu bauzinho mágico. Logo após, tivemos uma palestra sobre a importância de se autocuidar com as Professoras Francielle Moreira e Zilta, destacando ainda os exames regulares que devem ser feitos e a necessidade de procurar ajuda profissional caso perceba alguma desordem na saúde, assim garantindo o bem estar físico e psicológico. Houve ainda, um momento super especial com uma fala e reflexão de Lìvia Cristina e sua filhinha Mariana, que são duas pessoas autistas para destacarem a importância do diagnóstico e o tratamento adequado para se possa haver os direcionados, adaptações necessárias e, principalmente, se conhecer, garantindo uma vida com qualidade. Com isso os demais pais conseguiram perceber que o diagnóstico não é um fator limitante na vida do filho, mas sim um aliado.

O evento foi pioneiro nessa temática na cidade de Iporá, dando foco para o cuidado dos pais e cuidadores, mas sem esquecer de se dedicar às nossas crianças atípicas. A parceria e união de todos fez com que tudo ficasse mais especial ainda, sendo o evento muito elogiado pelos participantes, que já esperam pelos próximos!

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