PEDAGOGIA

Apresentação

O curso é ofertado na modalidade presencial, com até 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na construção de seu Projeto Didático-Pedagógico, assegura uma liberdade acadêmica, num contínuo esforço de adaptação e renovação, para responder às exigências da realidade contemporânea, objetivando associar à cultura humana a formação científica e tecnológica do profissional de licenciatura em pedagogia.

Objetivo

Proporcionar conhecimentos teóricos – práticos que permitam ao egresso a formação de profissionais empreendedor e de competências que otimizem à docência como base da formação do pedagogo para a atuação do educador em espaços escolares e não escolares, contribuindo com o desenvolvimento regional.

Perfil do Egresso

O curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário de Iporá foi elaborado, visando a formação de profissionais capazes de sanar as demandas apresentadas que compõem os diversos setores que integram a educação e que possam contribuir a partir dos conhecimentos e habilidades adquiridos no decorrer do curso, com aplicações de soluções inovadores que atendam às necessidades sociais locais, da região e do país.

Mercado de Trabalho

O egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia poderá atuar em: 1 Sala de aula, Empresas, Administração escolar, Hospitais, Educação Especial, Psicopedagogia, Academia e pesquisa científica

Formas de Ingresso

Vestibular

ENEM

Portador de diploma

Transferência interna ou externa

Metodologia

A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.

Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.

Carga Horária Total do Curso

3.600horas

Nível:

Superior

Modalidade:

Presencial

Duração:

04 anos

Portaria de Autorização:

Portaria Nº 916, de 27 de dezembro de 2018

Tipos de Certificação:

O curso é certificado pela Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.

Ana Cláudia de Faria Lima

 

 

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Iporá e mestrado em Ecologia e Produção Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Iporá. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal Goiano – Campus Iporá.

Vilma Maria Soares

 

 

 

Possui graduação em Geografia pela FECLIP/UEG (1993), e em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013). Atualmente é Coordenadora adjunta do curso de Pedagogia no Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ.

Galeria de Fotos

Foi realizado no dia 26 de março de 2024, às 07h:30m na Escola Municipal Vereador Antônio Laurindo, situada na Rua Tupã, setor: Aguas Claras, Iporá – GO.
O projeto: De Encontro a Páscoa foi desenvolvido de maneira interdisciplinar pelos acadêmicos do 1º, 2º, 4º, 5º, 6º e 7º períodos de Pedagogia, 1°, 2°, 3°, 4° e 5° períodos do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 7º período de Psicologia, 4°, 5° e 7° período de Ciências Contábeis.

Galeria de Vídeos