Apresentação
O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
O Curso tem por finalidade Proporcionar base sólida de conhecimento das ciências biológicas, animal e humana, assim, formar um Médico Veterinário capaz de participar do processo social dentro de uma perspectiva crítica, mediante o trabalho com os animais, seus produtos e relações, especialmente na produção de alimentos, profilaxia das doenças, saúde pública e promoção das comunidades rurais, buscando, desta forma, a melhor utilização dos recursos existentes e atuando como agente de transformação, cooperando
para o desenvolvimento da sua área de atuação profissional.
Objetivo
Contribuir com o desenvolvimento regional, formando profissionais éticos, com formação científica, tecnológica e humanística bem como na sua capacitação nas áreas da Ciências Agrárias e da Saúde no que se refere à saúde pública, ambiental e animal, clínica veterinária, medicina veterinária preventiva, inspeção e tecnóloga de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Perfil do Egresso
Em consonância com a Resolução CNE/CES no 03/2019, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais específicas, o Curso de Medicina Veterinária do UNIPORÁ tem como perfil do formando egresso/profissional o Médico Veterinário: Art 5º: ´´formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal, saúde pública e saúde ambiental; clínica veterinária; medicina veterinária preventiva; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos; de economia e de administração. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas visando a sustentabilidade econômica, social, ambiental e o bem-estar animal.
Mercado de Trabalho
no Brasil estão sob jurisdição do Conselho Federal de Medicina Veterinária desde 1968, com a criação da Lei nº 5.517, de 23 de outubro daquele ano. O conselho fiscaliza o exercício profissional; orienta, supervisiona e disciplina as atividades relativas à profissão de médico-veterinário e do zootecnista em todo o território nacional; e serve de órgão de consulta dos governos da União, dos estados, dos municípios e dos territórios, em todos os assuntos relativos à profissão de médico-veterinário ou ligados, direta ou indiretamente, à produção ou à indústria animal. Os profissionais têm uma série de atuações possíveis ao longo da carreira, sendo este um mercado de trabalho bastante amplo e muito promissor. Estas são algumas áreas de atuação:
- Clínica e cirurgia de pequenos, grandes e silvestres;
- Área forense;
- Inspiração Sanitária;
- Saúde pública;
- Consultoria;
- Laboratorial;
- Produção animal;
- Responsabilidade técnica;
- Agronegócio;
- Pesquisa e desenvolvimento
Formas de Ingresso
Vestibular
ENEM
Portador de diploma
Transferência interna ou externa
Metodologia
A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.
Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.
Carga Horária Total do Curso
4140horas
Nível:
Superior
Modalidade:
Presencial
Duração:
05 anos
Portaria de Autorização:
Normativa Nº 005/2023
Tipos de Certificação:
O curso é certificado pelo Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.
Daniela da Costa Félix
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Rio Verde (2010), mestrado profissional na temática desenvolvimento rural sustentável e Pós graduação em produção animal pela Universidade Estadual de Goiás (UEG- campus São luís de Montes Belos/GO 2020 e 2023). Executa trabalhos de consultoria em segurança de alimentos em indústrias de produtos de origem animal. Tem experiência na área de ciência e tecnologia de alimentos, atuou com ênfase em garantia da qualidade. Inspeção do setor de aves e industrializados de aves como Medica veterinária conveniada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), coordenou equipe de garantia de qualidade de frigorifico de abate Bovino com certificação federal (SIF) e Responsabilidade técnica nas áreas de indústria de alimentos e loja agropecuária. Apta a emitir Certificado de Inspeção Sanitária modelo “E” (CIS-E). Inscrita no Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina e Bubalina (PECEBT). Coordenadora no curso de medicina veterinária do centro universitário de Iporá – UNIPORÁ.
Galeria de Fotos
CAMPANHA ANTIRRÁBICA
No dia 28 de setembro de 2024, os alunos de medicina veterinária da UNIPORÁ, Juliana, João Matheus, Eduardo, Lucas, Gabriely, Anna Luiza, Luciana, Mateus, Larissa e Neyllovan, se uniram à campanha antirrábica em colaboração com a Secretaria da Saúde de Iporá. Sob a supervisão da coordenadora do curso, a médica veterinária Daniela da Costa Felix. A atividade teve como objetivo a vacinação e o controle da raiva, que uma zoonose. E você que não conseguiu levar o seu pet para receber a vacina nesse sábado, a mesma, ainda ficará disponível nos PSFs para retirada.
XI Semana de cursos da @centrouniversitariodeipora
Recebemos para o talk show do curso de Medicina Veterinária, o médico veterinário com mais de 30 anos de experiência Múcio Vieira César @procriaoficial
E a engenheira de computação profa Msc .: Maiana Santos Lopes , gerente de marketing e TI das empresas PROCRIA.
Onde foi abordado o assunto: Empreendedorismo na Medicina veterinária desafios e perspectivas.
XI Semana de cursos da @centrouniversitariodeipora Mini Curso
XI Semana de cursos tivemos o mini curso , DIAGNÓSTICO POR IMAGEM APLICADO A CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE ANIMAIS Que foi ministrado pelo médico veterinário com mais de 10 anos de experiência Alexandre vinhal, o qual, possui resistência em clínica, anestesia e cirurgia de pequenos animais e é Especialista em ortopedia animal.