FISIOTERAPIA

Apresentação

O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portania N° 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução N° 7, de 18 de dezembro de 2018.

O curso de Bacharel em Fisioterapia da UNIPORÁ possibilita a formação de profissionais que atuam no processo saúde-doença, bem como na preparação para a pesquisa científica, orientado a formação profissional para o comprometimento com a saúde pública, a ética, o exercício da cidadania e o desenvolvimento social.

Objetivo

O Curso de Graduação em Fisioterapia tem como perfil do formando egresso/profissional o Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Perfil do Egresso

O Fisioterapeuta, egresso da UnIPORÁ, terá como objetivo de estudo o movimento humano em todas as duas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Por sua formação acadêmico-profissional, pode Fisioterapeuta atuar juntamente com outros profissionais nos diversos níveis de assistência à Saúde, na administração de serviços, na área educacional e no desenvolvimento de pesquisas.

Os métodos e as técnicas fisioterápicas são atos privativos de profissional fisioterapeuta. Os métodos compreendem um conjunto sistemático de procedimentos orientados para os fins de produção e/ou aplicação de conhecimentos. As técnicas são todas as atividades específicas apropriadas aos princípios gerais delineados na metodologia, compreendendo ainda, avaliação físico-funcional, prescrição fisioterapêutica, programação e uso dos recursos terapêuticos, reavaliação, e alta fisioterápica.

A reabilitação é um processo de consolidação de objetivos terapêuticos, não caracterizando área de exclusividade profissional, e sim uma proposta de atuação profissional voltada para a recuperação e o bem-estar bio-psico-social do indivíduo, onde a cada profissional componente da equipe deve ser garantida a dignidade e autonomia técnica no seu campo específico de atuação, observados os preceitos legais do seu exercício profissional.

Mercado de Trabalho

Fisioterapia Clínica:

  • Ambulatórios

  • Consultórios

  • Centros de Reabilitação

  • Hospitais e clínicas

Saúde Coletiva:

  • Ações Básicas de Saúde

  • Fisioterapia do Trabalho

  • Programas institucionais

  • Vigilância Sanitária

Educação:

  • Direção e coordenação de cursos

  • Docência – níveis: secundário e superior

  • Extensão

  • Pesquisa

  • Supervisão técnica e administrativa

Outras:

  • Esporte

  • Indústria de equipamentos de uso fisioterapêuticos

Formas de Ingresso

A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.

Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.

Metodologia

Em Breve!

Carga Horária Total do Curso

4220hs

Nível:

Superior

Modalidade:

Presencial

Duração:
05 anos

Portaria de Autorização:

Em Breve!

Tipos de Certificação:

O curso é certificado pelo Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.

Isabel Carlos

 

  

 

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2012), especialização em Fisioterapia pediátrica e neonatal – da UTI à Reabilitação Neurológica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2015), Aperfeiçoamento em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada(2016). Atualmente é coordenadora do curso de Fisioterapia no centro Universitário de Iporá.

Galeria de Fotos

Projeto de extensão: Anatomia para bombeiro mirim executado pelo 4 período de graduação em enfermagem sob a supervisão da prof. Ms Francielle Moreira

Finalizando o mês de setembro a Escola de Enfermagem nível técnico e superior por intermédio da Prof. Santiele organizou uma palestra com o médico psiquiatra Dr. Pedro (professor da faculdade de medicina Unievangélica). Na ocasião o tema relacionado a prevenção do suicídio e importância da saúde mental foram abordados!

O projeto Natal + doce foi idealizado pela coordenadora da Escola de Enfermagem Prof.Ms Francielle Moreira Rodrigues com a iniciativa dos alunos dos cursos de nível Técnico e Superior em Enfermagem com a finalidade de arrecadação de chocolates, montagem dos kits e entrega nos lares/ asilos de Iporá! Na ocasião os alunos usam um tempo pra conversar, ouvir e levar um pouco de afeto aos moradores destes lares!

 

Nessa terça 01 de agosto a Gerente do Departamento de Saúde e coordenadora de Enfermagem recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa de Goiás em reconhecimento ao serviço prestado na formação de profissionais de enfermagem! O evento foi uma iniciativa do Deputado Estadual Dr. George. Parabéns Prof. Ms. Francielle pela dedicação e empenho em fortalecer e solidificar o curso de Enfermagem nesta Instituição!

Durante a semana empreendedora 2022 a Escola de Enfermagem FAI ofereceu a todos os alunos do departamento de saúde uma palestra de primeiros socorros, ministrada pela prof Lorena Moura com auxílio dos acadêmicos de enfermagem do 8 período!

 

Acadêmicos na disciplina de Prática Clínica Supervisionada realizando exame físico: auscuta pulmonar! Sob supervisão da Professora Especialista Lorena Moura

Os acadêmicos sempre relembram técnicas de procedimentos básicos de enfermagem, tais como os Sinais vitais! Isso faz parte do programa de nivelamento e treinamento prático do curso!

As práticas clínicas tem como objetivo principal o aprimoramento do conhecimento prático dos acadêmicos antes de ingressarem ao campo de estágio!

Na disciplina de Urgência e Emergência os acadêmicos de Enfermagem realizam aulas práticas e simulações realistas!

Na disciplina de saúde do adulto os acadêmicos tem um momento prático sobre sondagens!

Os acadêmicos de enfermagem em campo de estágio hospitalar realizam o projeto de extensão sobre educação em saúde com o tema: Segurança do Paciente
Que tem como objetivo orientar e informar os profissionais de saúde da unidade proponente de estágio sobre aspectos relacionados a proteção dos pacientes!

Os acadêmicos de enfermagem do 10 período de graduação realizam o projeto de extensão Bombeiro mirim em parceria com o corpo de Bombeiros de Iporá, ministrando palestras de primeiros socorros!

Os acadêmicos de enfermagem realizam dois estágios supervisionadas em Unidades Básicas de Saúde da Família!

Os acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem realizam dois estágios hospitalares com vivências distintas de forma totalmente Supervisionada!

Visitas Técnicas

4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Galeria de Vídeos