Apresentação
O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
O curso foi concebido com o propósito de atender às necessidades patentes e latentes do mercado, em uma área que se caracteriza por um ritmo acelerado de renovação. Assim, torna-se imprescindível ao curso, em meio à crescente complexidade de perfis profissionais emergentes, proporcionar formação sólida, completa e inovadora na área de atuação do profissional, para tornar-se referência de qualidade de ensino voltada para atender as necessidades do setor e aos objetivos de desenvolvimento econômico e social do País.
Objetivo
Propiciar aos egressos conceitos técnico-científicos para que os mesmos adquiram espírito crítico e inovador, além capacidade de julgamento e tomada de decisão, aptos a coordenar e atuar em equipes multidisciplinares, ter habilidade em comunicação oral e escrita, saber valorizar a formação continuada e agregar valores a si próprio, a organização e a sociedade.
Perfil do Egresso
Os acadêmicos serão orientados para o desenvolvimento da ética profissional e da responsabilidade social, determinações imprescindíveis para a formação do senso crítico e de cidadania, que possibilite a prática das seguintes atitudes durante a sua vida profissional:
- Compromisso com a ética profissional;
- Responsabilidade social, política e ambiental;
- Espírito empreendedor: postura proativa;
- Compreensão da necessidade da permanente busca da inovação profissional e tecnológica.
Mercado de Trabalho
O egresso em Engenharia de Produção pode atuar nas indústrias de manufatura, tais como as de eletrodomésticos, automotiva, metal-mecânico; empresas de serviço, como por exemplo, construção civil, transporte aéreo, consultoria; agroindústria, como cana-de-açúcar, doces e alimentos; instituições públicas, tais como, Correios, Agência Nacional das Águas, Agência Nacional de Energia; Petrobrás; indústrias de extração e beneficiamento; petróleo, borracha, minérios; bancos de investimentos pertencentes ao sistema financeiro nacional e aos bancos multinacionais, entre outros segmentos, por exemplo, seguradora, fundos de pensão, empresas de telefonia. Este pode atuar ainda em diversas áreas da empresa exercendo, por exemplo, algumas funções operacionais (distribuição de produto, controle da qualidade do produto e da matéria-prima); funções de planejamento (expansão da capacidade, alterações na força de trabalho, análise de investimentos em equipamentos); funções financeiras (controle orçamentário, formação dos custos de produção, retorno sobre o investimento); funções logísticas (controle de estoques, administração de materiais; gestão de transportes); funções de marketing (projeto do produto, nichos de mercado a serem atendidos, integração do setor de distribuição), além da função manutenção (planos de manutenção, controle de indicadores). A demanda pelo egresso em Engenharia de produção vem crescendo de modo representativo em vários segmentos econômicos.
Formas de Ingresso
Vestibular
ENEM
Portador de diploma
Transferência interna ou externa
Metodologia
A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.
Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.
Carga Horária Total do Curso
3.800 horas
Nível:
Superior
Modalidade:
Presencial
Duração:
05 anos
Portaria de Autorização:
Portaria de Reconhecimento Portaria Nº 91, de 6 de janeiro de 2022
Tipos de Certificação:
O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.
Bianca Christofoli Freitas Queiroz
ENGENHEIRA CIVIL pela Universidade Paulista – UNIP (2015). E ENGENHEIRA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, pela FAED (2016). Especialista em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, pela UCAM (2017), e Mestre em DESENVOLVIMENTO REGIONAL, pela UNIALFA-GO (2019). Atualmente atua como Coordenadora dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, além de docente nos cursos de Engenharia da FAI – Faculdade de Iporá. Atuou também como docente do curso de Técnico em Segurança do Trabalho na Instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e no Programa Pronatec do Estado de Goiás, e no Instituto Federal Goiano. Ministra cursos de Treinamento na área de Segurança do Trabalho para Empresas. Além de Ampla experiência como Projetista na região Centro-Oeste Goiano.