ENFERMAGEM

Apresentação

O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
O Curso de Bacharel em Enfermagem da UNIPORÁ possibilita a formação de profissionais que atuam no processo saúde-doença, bem como na preparação para a pesquisa científica, orientando a formação profissional para o comprometimento com a saúde pública, a ética, o exercício da cidadania e o desenvolvimento social.

Objetivo

Formar um Enfermeiro integral, com base humanística, apto a compreender os múltiplos fatores que alteram o equilíbrio indivíduo ambiente produzindo os processos mórbidos e que esteja capacitado a promover a saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Perfil do Egresso

O egresso será capacitado ao exercício de atividades referentes a práticas clínica nos diferentes tipos de atenção à saúde, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Ao se graduar no curso, o aluno deverá estar apto a:

  • Cumprir a lei, manter a dignidade e a honra da profissão e observar o Código de Ética. Não se dedicar a nenhuma atividade que venha trazer descrédito à profissão e denunciar toda conduta ilegal ou antiética que observar na prática profissional;
  • Colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, sem pleitear vantagem pessoal;
  • Respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela, ou que coloquem em risco sua integridade física ou psíquica;
  • Respeitar o direito do usuário de conhecer o medicamento que lhe é dispensado e de decidir sobre sua saúde e seu bem-estar;
  • Assumir com visão social, sanitária e política, seu papel na determinação de padrões desejáveis do ensino e do exercício da Enfermagem;
  • Contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva, principalmente no campo da prevenção, sobretudo quando, nessa área desempenhar cargo ou função pública;
  • Informar e assessorar ao paciente sobre o tipo de cuidado que lhe será prestado;
  • Aconselhar e prescrever medicamentos de livre dispensação nos limites da atenção primária de saúde;
  • Observar sempre, com rigor científico, qualquer tipo de medicina alternativa, procurando melhorar a assistência ao paciente;
  • Atualizar e ampliar seus conhecimentos técnico-científicos e sua cultura geral, visando ao bem público e à efetiva prestação de serviços ao ser humano, observando as normas e princípios do Sistema Nacional de Saúde, em especial quanto à atenção primária à saúde;
  • Utilizar os meios de comunicação a que tenha acesso para prestar esclarecimentos, conceder entrevistas ou palestras com finalidade educativa e de interesse social;
  • Selecionar, com critério e escrúpulo, e nos limites da lei, os auxiliares para o exercício de sua atividade.
    São atribuições dos profissionais Enfermeiros as seguintes atividades afins, respeitadas as modalidades profissionais, ainda que não-privativas ou exclusivas;
  • Abster-se da prática de atos que impliquem mercantilismo ou má conceituação da Enfermagem;
  • Comunicar ao Conselho Regional de Enfermagem e às autoridades sanitárias a recusa ou cargo, função ou emprego, motivado pela necessidade de preservar os legítimos interesses da profissão;
  • Utilizar os conhecimentos para exercer as atribuições privativas dos profissionais Enfermeiros.

Mercado de Trabalho

Em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional o Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ (Uma Escola de Empreendedores) por meio da Agência Empreendedora e Inovação Tecnológica, desenvolve o Programa de Acompanhamento ao Egresso, cujo objetivo é monitorar a inserção deste no mercado de trabalho, cultivar o relacionamento, a integração às atividades acadêmicas/comunitárias realizadas pela instituição, a abertura de parcerias que beneficiem o ex-aluno, a criação de espaços para produção e divulgação de material acadêmico, bem como, o incentivo a formação continuada por meio da Pós-graduação Lato Senso.

Formas de Ingresso

Vestibular

ENEM

Portador de diploma

Transferência interna ou externa

Metodologia

A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.

Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.

Carga Horária Total do Curso

4.050 horas

Nível:

Superior

Modalidade:

Presencial

Duração:
05 anos

Portaria de Autorização:

Portaria de Autorização de Nº 133 de 06 de maio de 2016.

Tipos de Certificação:

O curso é certificado pelo Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.

Francielle Moreira Rodrigues

 

  

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Rio Verde (2009), Licenciatura em Pedagogia (FASAMAR), Licenciatura em Letras (FACEL), Licenciatura em Biologia (FIAVEC), Especialização em Saúde da Família (UFG), Especialização em UTI (PUC), Pós graduação em Docência (Senac), Pós graduação em Urgência e Emergência (Instituto Líbano) Pós graduação em Coordenação Pedagógica (Instituto Líbano), Pós graduação em Tutoria EAD (Faculdade Serra Geral) e MBA em Gestão Ambiental (Faculdade Serra Geral) Pós graduação em Auditoria em Serviços de Saúde (Instituto Líbano), Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC (2014) e Doutoranda em Saúde, Movimento humano e Reabilitação (Unievangélica). Experiência clínica como supervisora de enfermagem e presidente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e auditoria em saúde no Hospital Evangélico de Iporá, experiência profissional como instrutora horista e supervisora de estágio – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Atualmente atua Gerente Acadêmica do Departamento de Ciências da Saúde e coordenadora da Escola de Enfermagem – Nível Técnico e Superior do Centro Universitário de Iporá – UnIporá. Voluntária e membro do Núcleo de Iniciação Científica, conteudista, tutora EAD e docente na Pós Graduação – UnIporá e Membro titular da Comissão de Integração de Ensino – Serviço CIES da Região Oeste I.

Galeria de Fotos

Finalizando o mês de setembro a Escola de Enfermagem nível técnico e superior por intermédio da Prof. Santiele organizou uma palestra com o médico psiquiatra Dr. Pedro (professor da faculdade de medicina Unievangélica). Na ocasião o tema relacionado a prevenção do suicídio e importância da saúde mental foram abordados!

O projeto Natal + doce foi idealizado pela coordenadora da Escola de Enfermagem Prof.Ms Francielle Moreira Rodrigues com a iniciativa dos alunos dos cursos de nível Técnico e Superior em Enfermagem com a finalidade de arrecadação de chocolates, montagem dos kits e entrega nos lares/ asilos de Iporá! Na ocasião os alunos usam um tempo pra conversar, ouvir e levar um pouco de afeto aos moradores destes lares!

 

Nessa terça 01 de agosto a Gerente do Departamento de Saúde e coordenadora de Enfermagem recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa de Goiás em reconhecimento ao serviço prestado na formação de profissionais de enfermagem! O evento foi uma iniciativa do Deputado Estadual Dr. George. Parabéns Prof. Ms. Francielle pela dedicação e empenho em fortalecer e solidificar o curso de Enfermagem nesta Instituição!

Durante a semana empreendedora 2022 a Escola de Enfermagem FAI ofereceu a todos os alunos do departamento de saúde uma palestra de primeiros socorros, ministrada pela prof Lorena Moura com auxílio dos acadêmicos de enfermagem do 8 período!

 

Acadêmicos na disciplina de Prática Clínica Supervisionada realizando exame físico: auscuta pulmonar! Sob supervisão da Professora Especialista Lorena Moura

Os acadêmicos sempre relembram técnicas de procedimentos básicos de enfermagem, tais como os Sinais vitais! Isso faz parte do programa de nivelamento e treinamento prático do curso!

As práticas clínicas tem como objetivo principal o aprimoramento do conhecimento prático dos acadêmicos antes de ingressarem ao campo de estágio!

Na disciplina de Urgência e Emergência os acadêmicos de Enfermagem realizam aulas práticas e simulações realistas!

Na disciplina de saúde do adulto os acadêmicos tem um momento prático sobre sondagens!

Os acadêmicos de enfermagem em campo de estágio hospitalar realizam o projeto de extensão sobre educação em saúde com o tema: Segurança do Paciente
Que tem como objetivo orientar e informar os profissionais de saúde da unidade proponente de estágio sobre aspectos relacionados a proteção dos pacientes!

Os acadêmicos de enfermagem do 10 período de graduação realizam o projeto de extensão Bombeiro mirim em parceria com o corpo de Bombeiros de Iporá, ministrando palestras de primeiros socorros!

Os acadêmicos de enfermagem realizam dois estágios supervisionadas em Unidades Básicas de Saúde da Família!

Os acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem realizam dois estágios hospitalares com vivências distintas de forma totalmente Supervisionada!

Visitas Técnicas

4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Galeria de Vídeos