CONSULTA DE AUTENTICIDADE DE DIPLOMA OU CERTIFICADO
REGULAMENTOS
CALENDÁRIO ACADÊMICO
DOCUMENTOS IMPORTANTES
COMO FAÇO PARA FAZER A MINHA MATRICULA?
COMO REALIZO A RENOVAÇÃO DE MATRICULA?
COMO REALIZO A CONCESSÃO DE APROVEITAMENTO DE UNIDADES CURRICULARES CURSADAS EM OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR?
COMO O ACADÊMICO/ALUNO PODERÁ FAZER A SOLICITAÇÃO DOS DOCUMENTOS ACADÊMICOS?
COMO FAÇO PARA REQUER A REGULAMENTAÇÃO DE EXERCÍCIOS DOMICILIADOS?
COMO O ACADÊMICO/ALUNO SOLICITAR A ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO DO ESTÁGIO?
TRANSFERÊNCIA E SEGUNDA GRADUAÇÃO
COMO SOLICITO O TRANCAMENTO DE MATRICULA?
CANCELAMENTO DE MATRICULA
COMO FAÇO PARA MUDAR DE CURSO?
COMO FAÇO PARA REQUER DIPLOMA?
COMO REALIZO A COLAÇÃO DE GRAU?
COMO NEGOCIAR PENDENCIAS FINANCEIRAS?
QUAIS SÃO AS POLÍTICAS DE DESCONTO
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
CONSULTA DE AUTENTICIDADE DE DIPLOMA OU CERTIFICADO
REGULAMENTOS
CALENDÁRIO ACADÊMICO
DOCUMENTOS IMPORTANTES
COMO FAÇO PARA FAZER A MINHA MATRICULA?
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Nome Completo
Formação
CPF
RG
ENDEREÇO
BAIRRO
CIDADE
ESTADO
CEP
TELEFONES RESPONSÁVEL SE FOR MENOR DE IDADE
COMO REALIZO A RENOVAÇÃO DE MATRICULA?
A renovação de matricula é feita pelo espaço painel do discente do Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ de forma online ou presencial na Central de Atendimento na IES, de acordo com o calendário de renovação matricula.
COMO REALIZO A CONCESSÃO DE APROVEITAMENTO DE UNIDADES CURRICULARES CURSADAS EM OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR?
O Acadêmico deverá comparecer à Central de Atendimento, localizado no Bloco 03 da Faculdade, portando a seguinte documentação:
Unidade curricular cursadas em Outra IES:
Histórico escolar:
Programa(ementa) das unidades cursadas, carimbado pela IES de origem;
Unidades cursadas no Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ;
Não serão aproveitados os estudos referentes a unidades cursadas há mais de quatros anos, contados a partir da data da última unidades curricular aprovada.
O conteúdo programático e a carga-horaria das unidades curriculares cursadas na instituição de origem deverão ser correspondentes a 70% da unidade a ser concedida
Não é permitido o aproveitamento de estudos quanto o acadêmico/aluno está matriculado, simultaneamente, no mesmo curso no Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ em outra IES
COMO O ACADÊMICO/ALUNO PODERÁ FAZER A SOLICITAÇÃO DOS DOCUMENTOS ACADÊMICOS?
Para solicitação dos documentos acadêmicos – declaração de conclusão de curso, declaração de matricula, histórico escolar, declaração de provável formando, declaração de imposto de renda, declaração de programa de bolsas que está vinculado, outros documentos, os acadêmicos/alunos ou requerentes deverão solicita-los na Central de Atendimento. Dependendo da solicitação, os documentos poderão ficar prontos no ato ou em até 5 dias úteis.
COMO FAÇO PARA REQUER A REGULAMENTAÇÃO DE EXERCÍCIOS DOMICILIADOS?
Para requerer a concessão de exercícios domiciliares, o acadêmico/aluno ou, caso esteja impossibilitado, familiares, poderão solicitar o RED, portando o a testado original, contendo o Código Internacional de Doença – CID
O RED será concedido ao acadêmico/aluno em situação de doença infectocontagiosa, gestação ou incapacidade física de locomoção que impeça frequência às atividades pedagógicas presenciais
Em caso de doenças infectocontagiosas, só terão efeito para a concessão do RED atestado referentes a, no mínimo, 15 e no máximo 45 dias
Em casos de acadêmicos/alunos, convocados a integrar a representações desportivas nacionais, estaduais ou municipais, o RED terá prazo máximo de 30 dias
Em caso de estudantes convocados para campeonatos que não tenha caráter representativo nacional, estadual ou municipal, tais como, campeonatos interclubes e universitários, o RED não se aplica.
Em casos de licença-maternidade, o RED poderá ocorrer a partir do 8º mês de gestação, pelo prazo máximo de 90 dias
A compensação de faltas só será válida a partir da data em que for requerida, não tendo efeito retroativo.
COMO O ACADÊMICO/ALUNO SOLICITAR A ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO DO ESTÁGIO?
O acadêmico/aluno deverá comparecer na central de atendimento, para solicitar a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE). O documento será enviado à Agência Empreendedora de Inovação Tecnologia, que o assinará no prazo de até 3 dias. O requerente deverá retirá-lo na Central de atendimento
TRANSFERÊNCIA E SEGUNDA GRADUAÇÃO
O Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ oferece a oportunidade da segunda graduação, seja bacharel, tecnólogo ou licenciado. Os cursos podem ser concluídos em um curto prazo para aquelas que já possuem um primeiro diploma de qualquer área de conhecimento, em um prazo que varia de 06 a 24 meses.
Nessas modalidades de ingresso, os estudantes serão avaliados pelas notas obtidas nas disciplinas cursadas na instituição de ensino de origem. Por isso, o histórico escolar é exigido no ato da inscrição.
Para isso, contamos com condições especiais, aproveitamento de estudos e dispensa de disciplinas já cursadas, mediante apresentação do histórico e diploma anterior.
Faça sua 2ª Graduação ou Transferência e ganhe 50% em todos os cursos ofertados pelo Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ
COMO SOLICITO O TRANCAMENTO DE MATRICULA?
O trancamento e o cancelamento de matricula são solicitados junto à Central de Atendimento.
TRANCAMENTO DE MATRICULA
É o direito concedido ao acadêmico/aluno que não poderá cursar a(s) unidades curriculares em que renovou matricula por período determinado de , no máximo de 6 (seis) semestres para cursos de 10(dez) semestres e 4( quatro)semestre os cursos de até 5 semestres. O trancamento deverá ser requerido no prazo estipulado em calendário acadêmico
O trancamento de matricula suspende toas as atividades acadêmicas, sem perda do vínculo acadêmico com o Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ. Não se permite o trancamento parcial, ou seja, de só uma unidade curriculares, sim, o trancamento de trancamento total da matrícula, ou seja, de todas as unidades curriculares em que o acadêmico/aluno se matriculou. De acordo com as normas do processo seletivo, não se permite trancamento de matricula para os cursos Técnicos
Para os ingressantes dos cursos de graduação, não permite trancamento de unidades curriculares do 1º semestre, salvo motivo de força maior, comprovado e analisado pela secretaria geral e Direção do Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ.
ABANDONO
Quando o acadêmico/aluno não renovou a matricula no prazo fixado no calendário adâmico;
O acadêmico/aluno, tendo realizado o trancamento de matricula, solicitou o retorno aos estudos e não renovou matricula nas datas estipuladas em calendários especifico. O acadêmico/aluno poderá ficar afastado da Instituição no prazo de 6(seis) semestres
CANCELAMENTO DE MATRICULA
Com o cancelamento, o acadêmico/aluno perde o vínculo com o Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ. A solicitação poderá ser realizada na data estipulada no calendário acadêmico. Solicitações realizada após esta data serão aceitas somente com justificativa e comprovação do motivo alegado analisados pela secretaria Geral
Falta de entrega de documentos comprobatórios de conclusão do nível médio por ingressantes do vestibular;
Há casos em que o cancelamento de matricula ocorre à revelia da solicitação do Acadêmico/aluno;
Falta de documentos de transferência para ingressos transferidos
Motivos unidades curriculares e após inquérito administrativo, em que será assegurada ampla defesa;
Cassação de liminar exarada em mandado de segurança;
As obrigações financeiras ocorridas em consequência do contrato de prestação de serviços Educacionais são devidas para todas as mensalidades vencidas, tanto para o trancamento como para o cancelamento de matricula. O abandono do curso ou infrequência às aulas, sem suspensão expressão expressa do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, não eximo o aluno do pagamento das mensalidades.
COMO FAÇO PARA MUDAR DE CURSO?
DEFINITIVA
Se desejar a mudança de turno definitiva, o acadêmico/aluno deverá ser aprovado em novo processo seletivo(vestibular). A secretaria geral realizara a mudança de turno de acordo com a aprovação, e o candidato terá preferência nas escolhas das unidades curriculares, desde que as selecione e confirme-as na 1º e na 2 º fases de renovação de matricula, garantia de vaga no turno de aprovação do processo seletivo da IES.
Instruções para Inscrição ao processo seletivo para mudança de turno:
No ato da inscrição ao processo seletivo pela internet, o acadêmico/aluno deverá informa o RA( registro acadêmico) e marcar a opção mudança de turno. Após este procedimento, a taxa de inscrição será isenta. Se classificado, o candidato deverá comparecer à data da matricula, apresentar, declaração de escolaridade ou qualquer outro documento que comprove ser aluno daquele curso e efetivar, normalmente a matricula.
TEMPORÁRIA
Os acadêmicos/alunos dos períodos matutino e noturno poderão, à época de renovação de matricula, na fase de vagas remanescentes, solicitar unidades em outros turnos, caso existem vagas
Os acadêmicos/alunos originários do turno vespertino, de aprovação no vestibular, só poderão realizar matricula em outro turno caso o enquadramento seja igual ou superior ao segundo período do curso. Se beneficiado com programa de bolsas referente ao turno perderá, automaticamente, o benefício, e a diferença das mensalidades será cobrada nas parcelas seguintes.
Para atender aos acadêmicos/alunos da Instituição que não tenham se identificado com o curso escolhido, o Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ disponibiliza outro processo seletivo interno. Semestralmente, é lançado o edital para mudança de curso, em que ao acadêmico/aluno é classificado, ao escrever uma redação em data específica. A inscrição é feita pelo próprio site.
COMO FAÇO PARA REQUER DIPLOMA?
O requerimento de diploma é feito somente após a colação de grau
Na Central de Atendimento, setor de Diplomas, com as cópias autenticadas ou comprovadas com os originais dos seguintes documentos:
Carteira de identidade ou CNH, acompanhada de certidão de nascimento ou casamento, Acadêmicos-alunos cujos nomes sofreram alterações por sentença judicial devem apresentar cópia de documento comprobatórios: certidão de casamento, separação ou outros motivos;
Certificado de conclusão do ensino médio com o respectivo histórico escolar. Se o acadêmico-aluno ingressou no curso atual como graduado em outro curso, deve substitui o documento do ensino médio pela cópia do diploma de nível superior;
Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral do TER, atualizada;
Certificado Militar, CDI- Certificado de Dispensa de incorporação;
O diploma esta disponível 120 dias uteis após o pedido protocolado. O documento só poderá ser retirado pelo próprio acadêmico/aluno ou terceiros mediante procuração registrada em cartório;
Caso o acadêmico/aluno(a) necessite da 2ª via do diploma deverá dirigir-se à Central de Atendimento para o preenchimento de requerimento de solicitação, e efetuar o pagamento de uma taxa R$ 300,00 e retornar ao setor de diploma de diplomas para retira do protocolo e aguarda o prazo estipulado pelo setor.
COMO REALIZO A COLAÇÃO DE GRAU?
A colocação de graus só perderá ser realizada por acadêmicos/alunos da IES que tenham cumprido toda a matriz curricular vigente e o total da carga horaria exigida para o curso ao qual pertence. O acadêmico/aluno provável formando e o que concluiu o curso de graduação, verificar os editais de colocação de grau para ver se o seu nome consta na lista dos habilitados para colação de grau, e seguida dirigir ao setor diploma para assinar o termo de colocação colação grau.
Quando solicitar? Após a conclusão do seu curso. Observar datas e cronograma em Edital específico.
Documentação necessária: Ver Edital específico.
Colação de Grau Extemporânea: Realizada para o acadêmico que não pode participar da colação oficial, na data determinada no Calendário Acadêmico.
Quando requerer? Em data determinada no calendário acadêmico.
COMO NEGOCIAR PENDENCIAS FINANCEIRAS?
Na faculdade ela acontece quando o aluno não consegue pagar as mensalidades e nem as taxas da faculdade em dia, seja na graduação, pós-graduação, cursos livres, participação em eventos e/ou multa de biblioteca. Esses débitos podem se arrastar ao longo do semestre.
Como qualquer outra dívida, com o passar do tempo ela se torna mais cara por conta das multas dos juros mora do contrato.
Isso porque ao ingressar em uma instituição de ensino superior, o estudante se coloca em uma relação comercial com a faculdade, logo, está sujeito às regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), como redigido na Lei n° 8.078/90, que diz “o atraso no pagamento de mensalidade caracteriza-se como descumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais”.
Confira alguma das consequências que podem acarretar ao ficar devendo a faculdade:
• Ser incluído na lista de solicitação de crédito SPC Serasa
• Ser cobrado por meio de um processo judicial
• Ter a matrícula do semestre seguinte impedida
• Ser proibido de entrar na faculdade caso a inadimplência exceda o período de 90 dias
É importante ressaltar que, a regularização de débitos com a faculdade é essencial para que não prejudique a vida acadêmica e financeira.
A principal solução para regularizar a inadimplência na faculdade, é comparecer pessoalmente até a instituição de ensino, procurar a Central de Atendimento ao discente e tentar um acordo de renegociação. Na maioria dos casos, se resolve com o parcelamento da dívida.
Previsto no Código de Defesa do Consumidor, a instituição de ensino não pode proibir o aluno inadimplente de assistir às aulas, desde que a matrícula referente ao semestre esteja paga, ou seja, o estudante não poderá ser retirado da sala. Entretanto, ao encerrar o semestre, caso o aluno esteja inadimplente, ele não poderá fazer a rematrícula, além de correr o risco de perder o vínculo com a faculdade.
Vale Ressaltar que Faculdade possui várias propostas para o aluno que deseja estudar:
UNIPORÁCRÉDITO, PRAVALER, ProBem, FIES dentre outros.
QUAIS SÃO AS POLÍTICAS DE DESCONTO
A missão da UNIPORÁ é prover um melhor acesso da população a uma educação de qualidade, que transforma as pessoas e a sociedade. Uma das estratégias para cumprir tal missão foi estabelecer políticas de descontos e benefícios aos alunos, facilitando o acesso aos cursos de graduação e pós-graduação.
Cada política está amparada em regras claras e transparentes, que respeitam os direitos dos futuros profissionais. Todas elas estão dispostas em regulamentos e portarias, que estão apresentados nas próprias campanhas de divulgação das unidades e podem ser consultados na Central de Atendimento da IES.
As políticas de descontos e promoções abrangem as mais variadas situações. Há as campanhas voltadas aos novos discentes (Convênios com Câmera de Vereadores, Convênio com Prefeituras, Convênio Empresarial, Bolsa social interna e outras) e aos egressos (que se formaram na instituição e buscam fazer outro curso ou entrar na pós-graduação), de transferência interna (quando o aluno quer mudar de um curso para outro) e transferência externa (alunos de outras instituições).
HORÁRIO DE ATENDIMENTO