Apresentação
O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
O Curso superior de Tecnologia em Agronegócios propicia a formação de profissionais capacitados a compreender e administrar diversos processos do agronegócio brasileiro, desenvolvendo planos e estratégias de ação. A capacidade de tomar decisões é uma exigência ao gestor moderno. Serão empreendedores, capazes de liderar utilizando adequados sistemas de gestão e trabalho em equipe nas organizações agroindustriais.
Objetivo
Contribuir para a humanização do atendimento rural bem como tornar viável a gestão de forma a tender a globalização e os anseios dos investidores nesta área. Simular modelos administrativos de forma que satisfaçam as necessidades permanentes de evolução no âmbito de conhecimento específico.
Perfil do Egresso
Desenvolver metodologias adequadas à utilização das novas tecnologias agroindustriais baseadas em processo de construção do conhecimento;
Ter capacidade na busca autônoma, na produção e na divulgação do conhecimento;
Ter visão empreendedora identificando no mercado demandas e ofertando soluções através de produtos e serviços;
Compreender a importância da constante atualização do conhecimento e acompanhamento dos avanços científicos e tecnológicos;
Dominar conhecimentos na área de tecnologia que o capacite a avaliar, projetar, implantar e programar modificações nos principais processos da agroindústria;
Comprometer-se com a ética profissional voltada à organização democrática da vida em sociedade;
Desenvolver habilidades para Gestão do Agronegócio em sintonia com o mercado globalizado, em atendimento ao mundo contemporâneo;
Compreender as diversas etapas do processo agroindustrial que o habilite a intervenções na produção agrícola a fim de adequar a qualidade da matéria prima à indústria;
Dialogar com a comunidade visando à inserção da prática educativa desenvolvida no contexto social regional, em ações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável;
Negociar com criatividade, habilidade e empreendedorismo;
Desenvolver estratégias antecipadas às da concorrência, compatíveis a realidade do mercado.
Mercado de Trabalho
O tecnólogo em Gestão de Agronegócios terá como área de atuação as granjas, as empresas de produtos agrícolas, as empresas de pesquisa agropecuária, as cooperativas agrícolas, pequenas e médias propriedades rurais, assistência técnica rural, os estabelecimentos agropastoris que operam nos ramos de negócios rurais, repartições públicas e privadas que atuam com atividades rurais e órgãos ambientais.
Formas de Ingresso
Vestibular
ENEM
Portador de diploma
Transferência interna ou externa
Metodologia
A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.
Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.
Carga Horária Total do Curso
2.640 horas
Nível:
Superior
Modalidade:
Presencial
Duração:
03 anos
Portaria de Reconhecimento:
Portaria N° 62 DE 22 de março de 2016
Tipos de Certificação:
O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.
Stefânia Poliana de Lima Alves
Graduada em Administração com Habilitação em Marketing pela FAI – Faculdade de Iporá (2008) com bolsa do PROUNI, pós-graduada em Gestão Empresarial pela FAI – Faculdade de Iporá (2011), mestre em Ecologia e Produção Sustentável pela PUC/GO Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014) com bolsa da CAPES. Foi coordenadora adjunta do curso de Administração na Faculdade de Iporá (2011/2), coordenadora do curso de Gestão Hospitalar na Faculdade de Iporá (2012/1), coordenadora dos cursos de tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão em Agronegócio e Gestão Hospitalar (2014/1). coordenadora do curso de Administração na FAIT – Faculdade Aliança de Itaberaí (2015 à 2019). Procuradora Institucional da FAI – Faculdade de Iporá. Procuradora Institucional da FAI – Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás (2021 – 2023). Atualmente é professora adjunta do curso de administração, ciências contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação na FAJ – Faculdade de Jussara. Coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e CST em Recursos Humanos na UNIPORÁ – Centro Universitário de Iporá. Avaliadora Institucional Externa do SINAES, para os atos de autorização e reconhecimento de cursos. Delegada regional do CRA/GO – Conselho Regional de Administração de Goiás.