ENFERMAGEM

Apresentação

O curso Técnico em Enfermagem, forma profissionais aptos a realizar ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde sempre focado no processo de saúde-doença do indivíduo e coletividade. O profissional também atuará com realização de procedimentos como curativos, administração de medicamentos e vacinas, cuidados com higiene e conforto, aferição dos sinais vitais e antopometria.

Objetivo

Qualificar e habilitar profissionais de Enfermagem para que possam atuar com polivalência, iniciativa e ética nesse vasto e diversificado campo, com visão holística do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando a sua integralidade.

Perfil do Egresso

O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem prestam assistência a pessoas em todas as fases do ciclo vital e que fazem uso dos serviços de saúde ou a outros que, embora não voltados diretamente para estes, mantêm tais profissionais em seus quadros.

Assim, o campo profissional é de largo espectro, incluindo hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, creches, SPAS, instituições e casas de ressocialização, abrigo e repouso, dentre outros, nos quais a assistência à saúde seja necessária.

Mercado de Trabalho

O Profissional Técnico em Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem formado poderão atuar em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Clínicas, Home care, Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas, Consultórios, Ambulatórios, Atendimento pré-hospitalar, Instituições de longa permanência e Organizações militares.

Formas de Ingresso

Matricula conforme documentos e primeira parcela paga:

  • Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia do RG e do CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Duas fotos atualizadas.

Metodologia

O fazer pedagógico consiste no processo de construção e reconstrução da aprendizagem em que professores e alunos são protagonistas do conhecer e do aprender, pois em interação e colaboração buscam a ressignificação do conhecimento, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa, interdisciplinar e contextualizada. Nesta abordagem, o papel dos educadores é fundamental para consolidar um processo participativo em que o aluno possa desempenhar papel ativo de construtor do seu próprio conhecimento, com a mediação do professor. O que pode ocorrer através do desenvolvimento de atividades integradoras como: debates, reflexões, seminários, momentos de convivência, palestras e trabalhos coletivos.

Carga Horária Total do Curso​

1.860 horas

Nível:

Técnico

Modalidade:

Presencial

Duração:

18 meses, organizado em três semestres, a duração total do curso dependerá da disponibilidade do aluno em concluir os estágios no tempo previsto.

Atos Legais:

Resolução CEE/CEP N. 165, de 30 de novembro de 2023

Tipos de Certificação:

O curso é certificado pelo Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciado pela Portaria MEC nº 2.084, de 01 de dezembro de 2023, publicada 04 de dezembro de 2023, Seção 1, pág. 85, DOU 229,

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado técnico.

Francielle Moreira Rodrigues

 

 

Possui Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Rio Verde (2009), Licenciatura em Pedagogia (FASAMAR), Licenciatura em Letras (FACEL), Licenciatura em Biologia (FIAVEC), Especialização em Saúde da Família (UFG), Especialização em UTI (PUC), Pós graduação em Docência (Senac), Pós graduação em Urgência e Emergência (Instituto Líbano) Pós graduação em Coordenação Pedagógica (Instituto Líbano), Pós graduação em Tutoria EAD (Faculdade Serra Geral) e MBA em Gestão Ambiental (Faculdade Serra Geral) Pós graduação em Auditoria em Serviços de Saúde (Instituto Líbano), Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC (2014) e Doutoranda em Saúde, Movimento humano e Reabilitação (Unievangélica). Experiência clínica como supervisora de enfermagem e presidente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e auditoria em saúde no Hospital Evangélico de Iporá, experiência profissional como instrutora horista e supervisora de estágio – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Atualmente atua Gerente Acadêmica do Departamento de Ciências da Saúde e coordenadora da Escola de Enfermagem – Nível Técnico e Superior do Centro Universitário de Iporá – UnIporá. Voluntária e membro do Núcleo de Iniciação Científica, conteudista, tutora EAD e docente na Pós Graduação – UnIporá e Membro titular da Comissão de Integração de Ensino – Serviço CIES da Região Oeste I.