ANÁLISES CLÍNICAS

Apresentação

O Curso Técnico em Análises Clínicas tem por objetivo auxiliar e executar atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas – necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colaborar compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Operar e zelar pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde.

Objetivo

O Curso Técnico em Análises Clínicas tem por objetivo auxiliar e executar atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas – necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colaborar compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Operar e zelar pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde.

Perfil do Egresso

O Técnico em Análises Clínicas deverá articular suas atividades profissionais com as ações dos demais agentes da equipe multiprofissional, assim como, com os conhecimentos oriundos de várias disciplinas ou ciências, destacando o caráter interdisciplinar da prática. Ele poderá ter acesso a equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e laboratoriais.
O desempenho profissional final que se espera que os estudantes alcancem no final do curso, observadas as condições locais e regionais do contexto socioeconômico e profissional, a regulamentação da profissão, dentre outras, deverá consubstanciar a identidade do curso por meio das competências gerais dos profissionais de nível técnico da área de saúde e as competências da habilitação do Técnico em Análises Clínicas, atendendo à legislação em vigor.

O detalhamento do perfil do egresso está no ppc do curso.

Mercado de Trabalho

O Profissional Técnico em Análises Clínicas formado pelo Centro Universitário de Iporá UNIPORÁ poderão atuar em Hospitais, Clínicas, Postos de saúde, Laboratórios de diagnósticos médicos, Laboratórios de pesquisa e ensino biomédico e em Laboratórios de controle de qualidade em saúde.

Forma de Ingresso

Matricula conforme documentos e primeira parcela paga:

  • Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia do RG e do CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Duas fotos atualizadas.

Metodologia

O fazer pedagógico consiste no processo de construção e reconstrução da aprendizagem em que professores e alunos são protagonistas do conhecer e do aprender, pois em interação e colaboração buscam a ressignificação do conhecimento, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa, interdisciplinar e contextualizada.
Nesta abordagem, o papel dos educadores é fundamental para consolidar um processo participativo em que o aluno possa desempenhar papel ativo de construtor do seu próprio conhecimento, com a mediação do professor. O que pode ocorrer através do desenvolvimento de atividades integradoras como: debates, reflexões, seminários, momentos de convivência, palestras e trabalhos coletivos.

Carga Horária Total do Curso

1.660 horas

Nível:

Técnico

Modalidade:

Presencial

Duração:

18 meses, organizado em três semestres, a duração total do curso dependerá da disponibilidade do aluno em concluir os estágios no tempo previsto.

Atos Legais:

Resolução CEE/CEP nº 38 de 25 de maio de 2017

Tipos de Certificação:

O curso é certificado pelo Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciado pela Portaria MEC nº 2.084, de 01 de dezembro de 2023, publicada 04 de dezembro de 2023, Seção 1, pág. 85, DOU 229,

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado técnico.

Francielle Moreira Rodrigues

 

 

Possui Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Rio Verde (2009), Licenciatura em Pedagogia (FASAMAR), Licenciatura em Letras (FACEL), Licenciatura em Biologia (FIAVEC), Especialização em Saúde da Família (UFG), Especialização em UTI (PUC), Pós graduação em Docência (Senac), Pós graduação em Urgência e Emergência (Instituto Líbano) Pós graduação em Coordenação Pedagógica (Instituto Líbano), Pós graduação em Tutoria EAD (Faculdade Serra Geral) e MBA em Gestão Ambiental (Faculdade Serra Geral) Pós graduação em Auditoria em Serviços de Saúde (Instituto Líbano), Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC (2014) e Doutoranda em Saúde, Movimento humano e Reabilitação (Unievangélica). Experiência clínica como supervisora de enfermagem e presidente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e auditoria em saúde no Hospital Evangélico de Iporá, experiência profissional como instrutora horista e supervisora de estágio – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Atualmente atua Gerente Acadêmica do Departamento de Ciências da Saúde e coordenadora da Escola de Enfermagem – Nível Técnico e Superior do Centro Universitário de Iporá – UnIporá. Voluntária e membro do Núcleo de Iniciação Científica, conteudista, tutora EAD e docente na Pós Graduação – UnIporá e Membro titular da Comissão de Integração de Ensino – Serviço CIES da Região Oeste I.