Dia da Mulher

Santander Graduação
28 de fevereiro de 2023
VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE IPORÁ – GO
13 de março de 2023

Dia da Mulher

Dia da Mulher… muito se discute sobre a importância dessa data, mas você conhece a história por trás da definição do dia 08 de março como o dia internacional da mulher?

O Dia Internacional da Mulher, instituído de forma definitiva pela ONU em 1975, atualmente representa uma data um tanto quanto festiva, cercada de homenagens e comemorações, e de fato essa data representa vitória atribuída a luta das mulheres, diante disso, torna-se fundamental aqui também exaltar a trajetória existente por trás do marco deste dia e ressaltar nomes como o de Clara Zetkinm, Alexandra Kollontai, Clara Lemlich, Emma Goldman e Simone Well, que juntamente a outras militantes dedicaram-se fielmente ao que hoje é conhecido como Movimento Feminista.
Em 1908, socialistas dos Estados Unidos organizaram uma manifestação que ficou conhecida como Dia da Mulher, nesta elas reivindicaram o direito ao voto e melhores condições de trabalho. Com o objetivo de enfraquecer os apelos manifestos e manter as trabalhadoras, as fábricas adotavam posturas rígidas como o controle das idas ao banheiro. Nesta perspectiva, foi criada a Triangle Shirtwaist Company (Companhia de Blusas Triângulo) e em 22 de novembro de 1909, Clara Lemlich propôs na reunião da Associação dos Tanoeiros a declaração de uma greve geral imediata.
Em 1910, Clara Zetkin (1857-1933), alemã, membro do Partido Comunista Alemão, propôs no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, que ocorreu em Copenhagem, a criação de um Dia Internacional da Mulher, um ano antes do fatídico incêndio que ficara conhecido como motivo da criação do dia.
No dia 25 de março de 1911, sábado, às 5 horas da tarde, iniciou um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, que provocou a morte de 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens. O local era totalmente impróprio, uma vez que o chão era de madeira, havia grande quantidade de tecido e retalhos e uma instalação elétrica instável, tudo corroborando para a rápida propagação do fogo.
Devido à grande comoção perante o incidente, a legislação de segurança para incêndios passou por reformulações e as leis trabalhistas foram revisadas, possibilitando muitas conquistas e a idealização da criação do dia da mulher.
Em 08 de março de 1917, na Rússia, no que ficara conhecido como protesto de “pão e paz”, cerca de 90 mil mulheres se reuniram requerendo melhores condições de trabalho e de vida, lutando contra a fome e consequências da Primeira Guerra Mundial, ao passo que protestavam contra as ações do Czar Nicolau II.
Na década de 60, o 08 de março foi sendo constantemente eleito como dia comemorativo da mulher se estabelecendo nas décadas posteriores. Apesar das controvérsias sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, pode-se afirmar que esta escolha não ocorreu unicamente como consequência do Incêndio na Triangle, nem tampouco unicamente como consequência das greves estabelecidas e sim devido a soma e sucessivos emblemas das mulheres em seus locais de trabalho e na vida e da luta de mulheres fortes que se mantiveram atuantes nessa política.
Em ressalva, vale engrandecer também Berta Lutz, líder sufragista brasileira que nas primeiras décadas do século XX juntou um grupo de mulheres para divulgar a reivindicação do direito ao voto feminino e todas as lutas femininas as quais merecem além dos parabéns atribuído a data comemorativa, o reconhecimento e valor.

-Larisse Moraes Rodrigues

REFERÊNCIAS:
BLAY, Eva Alterman. 8 de março: Conquistas e Controvérsias. Estudos Feministas. 2001. Disponível em: b0114 (scielo.br) Acesso em: 07 de março de 2023.
FERNANDES, Márcia. Dia Internacional da Mulher. Toda Matéria. Disponível em: Dia Internacional da Mulher (08 de março): origem e história – Toda Matéria (todamateria.com.br) Acesso em: 07 de março de 2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *