EMPRETEC SEBRAE foi realizado na UNIPORÁ

Cerimônia do Capacete 2025 celebra o Dia da Engenharia com emoção e tradição na UnIPORÁ
9 de maio de 2025

EMPRETEC SEBRAE foi realizado na UNIPORÁ

Participantes do Empretec encerram Seminário e querem expandir o aprendizado para o crescimento de Iporá

O Sebrae Goiás entregou para a cidade de Iporá, depois de 10 anos, uma nova turma de Empretec. O seminário, que aconteceu de 25 a 30 de agosto, trouxe capacitação comportamental e empreendedora para empresários e potenciais empreendedores de diversos segmentos, desde atuação rural até urbana, autoridades públicas e profissionais da academia. A iniciativa, além de desenvolver as características comportamentais de um empreendedor, mostra a importância do papel de cada um dentro da sociedade em que vive e como ele pode fazer a diferença na cidade em que optou para morar.

“Essa turma precisa se propor a ajudar e se comprometer de apoiar um ao outro. Vocês são um grupo de empresários que precisam se ver como parceiros de negócios para transformar Iporá no que ela merece. A melhor cidade para se morar é Iporá. Isso só depende de vocês”, afirmou o gerente do Sebrae Goiás na Regional Oeste, Flávio Vilhalba, no encerramento da turma do Empretec, no sábado (30).

Para realização do seminário, o gerente Flávio e a analista e gestora da cidade de Iporá, Lara Bianna, realizaram um intenso trabalho de mobilização e divulgação do seminário e contaram com o apoio da Uniporá, que forneceu a estrutura física necessária para a capacitação da nova turma. O grupo contou com a participação do pró-reitor e professor da UnIporá, Marcelo Trilha, que destacou a importância dessa parceria. “O nosso reitor, professor Fonseca, é empreteco e um grande admirador do trabalho do Sebrae. Fornecemos o local de realização do seminário e nosso intuito, daqui por diante, é sempre estar ao lado do Sebrae para desenvolver essas iniciativas que ajudam a desenvolver a sociedade”.

O pró-reitor também ressaltou as mudanças que o seminário trouxe para a sua vida. “Às vezes estamos tão operacionais que deixamos algumas coisas de lado e o Empretec chega e te dá aquele alerta para você estar atento nesses pontos. Além disso, o seminário agrega muitas ferramentas necessárias para empreendermos. No meu caso, faço uma divisão e o Empretec me auxiliou nos meus dois lados. Enquanto pró-reitor tenho que pensar mais em gestão e como tornar o processo mais eficiente economizando recursos. E, enquanto projetos pessoais, preciso buscar aprimorar minha consultoria e colocar outras estratégias para que eu consiga aumentar minha renda, ter mais autonomia e trabalhar em mais frentes. É uma virada de chave”, explicou.

Mudanças e um novo olhar para o empreendimento que o líder e facilitador
do Empretec em Iporá, Noé Goes Neto, destacou como positivos nessa nova
turma do seminário. “O interesse e a diversidade dos participantes
fizeram a diferença desse grupo. Foi uma turma inovadora e criativa. Um
perfil diferente dos empresários que trabalhamos no dia a dia. Muitas
pessoas intraempreendedoras, aqueles que empreendem dentro das próprias
empresas. Os participantes se dedicaram muito no Empretec. Pude perceber
a vontade de praticarem os comportamentos e aprimorarem ainda mais
dentro da metodologia do Empretec”, afirmou.

Diversificação que resultou em comprometimento, já que a turma se propôs a formar um grupo conciso na busca de crescimento para Iporá e de ajudar um ao outro no crescimento profissional. E os planos vão além do que já atuam. Um exemplo é Danilo Carvalho Borges, proprietário de uma sanduicheria e assessor de comunicação da Câmara Municipal de Iporá, que pretende implementar na cidade uma empresa de assessoria de comunicação. “O Empretec foi uma virada de chave. Ele me ensinou a olhar fora da caixinha e buscar informações onde de fato elas têm que ser buscadas. Percebi que tem outras formas de agir e de trabalhar. Existem várias ferramentas que não aplicava no dia a dia. Saio daqui com outro olhar”, disse.

Outro empreteco da turma é Stenio Queiroz, tatuador e proprietário de uma loja de roupas. “O Empretec me fez buscar melhorar, tanto minha empresa como profissionalmente. Depois do que aprendi aqui tenho certeza de que vou conseguir ser uma pessoa melhor e ter uma vida melhor. Foi uma virada de chave pra mim. Meu próximo objetivo é aumentar a minha loja”, comentou.

O empresário e presidente da Câmara Municipal de Iporá, o vereador Carlos Eduardo Mendes de Alencar, o Dudu da Papelaria, também disse que aprendeu muito nos dias em que participou do seminário. “O Empretec ampliou minha visão de empreendedorismo, tanto pessoal quanto profissional. Além disso, o programa me fez sentir maior responsabilidade na construção de uma sociedade melhor, aumentando meu papel como empreendedor, pessoa e agente social. Saio do Empretec com muitos planos novos, incluindo um planejamento de 20 anos, e com a percepção de que meu potencial é muito maior do que imaginava. O seminário ampliou minhas expectativas enquanto empreendedor e me fez sair da minha zona de conforto”, finalizou o vereador.

O Empretec foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e está há mais de 40 anos transformando o empreendedorismo no mundo. O seminário é uma grande entrega do Sebrae para a cidade de Iporá com a formação de novos líderes para atuarem diretamente na mudança da sociedade. A facilitadora da turma de Iporá, Ricarda Cintra, destacou que essa é uma virada de chave e a certeza de uma turma com grandes ideias de negócios, oportunidades e empreendimentos que contribuirão para o desenvolvimento das pessoas da cidade. “Tenho certeza de que o grupo irá contribuir para o crescimento da cidade e aproveito para citar um trecho do livro ‘O Pequeno Príncipe’ para ressaltar o envolvimento com esse grupo. ‘Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativa’. E vocês me cativaram”, finalizou.

Ainda no encerramento do seminário, foram entregues os certificados para o grupo e os facilitadores Noé e Ricarda repassaram ao gerente Flávio Vilhalba uma lista com mais de 100 nomes que os novos empretecos repassaram como possíveis participantes das próximas turmas do seminário em Iporá.

Fonte: https://go.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/participantes-do-empretec-encerram-seminario-e-querem-expandir-o-aprendizado-para-o-crescimento-de-ipora/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *