FIES 2024: Inscrição, Calendário e Como funciona o programa

Graduação aumenta em 75% as chances de empregabilidade após conclusão do curso
18 de janeiro de 2024
EDITAL ProUni Nº 2, DE 16 DE JANEIRO DE 2024
18 de janeiro de 2024

FIES 2024: Inscrição, Calendário e Como funciona o programa

Seja bem-vindo ao Fies 2024, portal com todas as informações que você precisa saber o Fundo de Financiamento Estudantil.

Neste artigo, vamos trazer referências e dicas sobre o processo de financiamento com exemplos práticos, os documentos necessários para a inscrição no FIES 2024, detalhes do processo seletivo, renegociação, aditamento e fiadores.

Também atualizaremos constantemente o texto com o calendário oficial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e possíveis mudanças na legislação.

O que é o FIES?

FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do governo federal que oferece empréstimos para estudantes de baixa renda que desejam cursar o ensino superior em instituições particulares de ensino.

O objetivo do FIES é aumentar o acesso à educação superior para estudantes que, por questões econômicas, não teriam condições de arcar com as despesas do ensino superior.

Além do Fundo, criado em 1999, há o P-FIES, uma modalidade diferente de financiamento, contratada junto a bancos privados.

Até então, só era possível fazer o Fies com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Tal medida, que entrou em vigor em 2018, não afeta o programa tradicional. Trata-se de uma alternativa ao financiamento original, com a abertura de novas vagas e regras timidamente diferentes.

Como funciona o FIES 2024?

O Fies funciona como um empréstimo para estudantes de baixa renda que desejam cursar o ensino superior em instituições particulares de ensino.

Na prática, os estudantes selecionados para o programa podem financiar até 100% do custo da mensalidade, e o pagamento das parcelas do empréstimo só começa a ser feito após a conclusão do curso.

Para participar, os estudantes precisam atender a certos critérios de renda e ter realizado uma pré-seleção no Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou no Enem.

Depois de selecionado, o estudante precisa escolher uma instituição de ensino superior e um curso que esteja dentro dos critérios do programa.

Os estudantes selecionados para o Fies assinam um contrato com o governo, no qual se comprometem a pagar as parcelas do empréstimo após a conclusão do curso e, em alguns casos, podem optar por pagar juros mais baixos se trabalharem em áreas de carência, como educação, saúde e tecnologia.

No caso do P-Fies as diferenças são:

  1. Ausência de exigência de obrigatoriedade da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para participação no Programa.
  2. Ausência de limitação máxima de renda para participar.
  3. Independência em relação aos processos do Fies de oferta de vagas, inscrição, classificação e pré-seleção dos candidatos e contratação do financiamento.

FONTE: https://fies2024.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *